Obra amplia fornecimento de água na Fazenda Escola do IFSertãoPE Campus Floresta em 570%, e possibilitará aumento na produção vegetal e animal

No último dia 12 o IFSertãoPE Campus Floresta finalizou as obras para o aumento da vazão de água para a Fazenda Escola da unidade, com a substituição de tubulação de 20mm para 35mm de diâmetro. Diante da  adequação o fornecimento de água passou de 12m³ por dia, para 80m³ por dia, um aumento de 570% no abastecimento de água para a área que engloba mais de 100 hectares.

A obra de substituição dos canos complementou a estrutura hídrica da Fazenda Escola ampliando o fornecimento de água para manutenção da unidade produtiva

De acordo com a administração da Fazenda Escola a vazão de água anterior era insuficiente para manter as necessidades hídricas da unidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e ainda possibilitar a produção agrícola de alimento para os animais, haja vista que hoje a fazenda escola conta com seis bovinos, dois suínos e três ovinos.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Danilo Alves, servidor do IFSertãoPE Campus Floresta, a Escola Fazenda do campus possui uma área cultivada de cerca de 1,5 hectares, e devido o fornecimento de água insuficiente a produção agrícola atual não possibilita o cultivo suficiente para alimentar nem mesmo um dos bovinos da Fazenda, no entanto, a perspectiva é que a partir da melhoria da vazão hídrica se possa ampliar a produção.

Ampliação do fornecimento de água proporcionará melhorias na criação dos animais e economia com a compra de ração

“Essa vazão viabilizará a implementação de projetos de pesquisa e extensão no curto prazo, com implantação de área de 0,45 hectare de capim-elefante, além de outras forrageiras para compor um banco de proteínas. Esses cultivos serão utilizados para alimentação dos animais que estão atualmente na fazenda, reduzindo a dependência de insumos externos, de difícil aquisição”, afirma Danilo.

Área cultivada de capim será ampliada

A médio prazo o incremento no fornecimento de água deve viabilizar a aquisição de novos animais, no intuito de aumentar o rebanho, com novas espécies e raças e assim disponibilizar mais oportunidade de aprendizado técnico-científico para os estudantes e pesquisadores do IFSertãoPE Campus Floresta.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4