-
Última Atualização: 13 Junho 2023
-
Criado: 29 Mai 2023
-
Acessos: 1483
Clima de emoção marca cerimônia de Outorga de Grau de GTI e Licenciatura em Química
Uma noite de grandes emoções! Assim pode ser definida a noite de sexta-feira (19), dia da outorga de grau dos novos profissionais de Gestão da Informação e Licenciatura em Química, formados pelo Campus Floresta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade, onde os formandos, familiares e amigos celebraram a conquista do sonho de 21 estudantes.
A cerimônia de Outorga de Grau foi presidida pela Magnífica Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras. Entre autoridades e homenageados, também compuseram a mesa de honra a Diretora-Geral do Campus Floresta, Rosineuman Leal,e a Pró-Reitora de Ensino, Socorro Tavares. Dos 21 formandos, seis eram do curso de Gestão da Tecnologia da Informação e 15 de Licenciatura em Química.
Durante a solenidade, o formando de Licenciatura em Química, Fernando Henrique da Silva, do povo Pankará, fez uma oração e entoou cânticos para encorajar os novos profissionais e evocar a proteção ancestral para a nova jornada que agora trilharão. “Esse é um momento muito gratificante e o ritual nos fortalece muito, nos encoraja a estar aqui hoje, a enfrentar todos os desafios. Ao chamar nossos ancestrais, nossos encantados de luz, para estar neste momento também enriquece bastante essa cerimônia”, explicou Silva.
O discurso das turmas ficou por conta da formanda em Licenciatura em Química, Amanda Rafaela Lopes. A oradora não conteve as lágrimas no momento de relembrar a trajetória dela e dos colegas ao longo da graduação. “É um dia memorável, especial, muitas emoções. Não é fácil chegar até aqui e alcançar essa conquista. Não foi fácil, não é fácil, mas deu certo”, declarou, com a voz embargada, Lopes.
No discurso de homenagem aos novos profissionais, a Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, falou sobre o sentimento de dever cumprido que ela e todo o corpo docente e técnico do instituto têm ao prestigiar a formatura de novos profissionais. Veras também fez votos de sucesso aos novos graduados. “Que eles sigam com a profissão, honrando o compromisso com a educação. E que possam criar oportunidades de transformar realidades, porque é isso que a gente faz por eles e a gente espera que eles façam por outras pessoas”, concluiu Veras.