-
Última Atualização: 15 Dezembro 2023
-
Criado: 14 Dezembro 2023
Pesquisa para detecção mais efeciente de vírus como dengue e chikungunya é premiada em programa de pós-graduação
O professor de Química do campus Floresta do IFSertãoPE, Marfran Claudino Domingos dos Santos, produziu estudo que busca encontrar maneiras eficazes de identificar vírus transmitidos por mosquitos, como a dengue e a chikungunya, os quais representam sérios problemas de saúde pública. No estudo, foram utilizadas técnicas avançadas, como a espectroscopia de fluorescência molecular e espectros de infravermelho, para a detecção desses vírus em mosquitos Aedes aegypti e amostras clínicas.
Através da pesquisa, foi possível identificar que as técnicas desenvolvidas são até 25,71 vezes mais rápidas e 29,97 vezes mais baratas do que métodos tradicionais. Essas abordagens inovadoras podem ser cruciais para uma detecção mais rápida e acessível de doenças transmitidas por mosquitos, contribuindo para a prevenção e controle eficazes.
No dia 6 de dezembro deste ano, a tese intitulada “Espectroscopia de Infravermelho e de Fluorescência Molecular em Conjunto com Análise Multivariada na Detecção de Arbovírus em Mosquitos Aedes aegypti e Amostras Clínica”, obteve o reconhecimento de Tese Destaque do ano de 2022, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O docente e pesquisador destaca a importância do IFSertãoPE investir e promover a ciência, a tecnologia e a inovação. “Esta homenagem é fruto de muita dedicação, esforço e estudo. Gostaria de aproveitar a oportunidade para falar sobre a importância do nosso Instituto proporcionar aos docentes e demais servidores as ferramentas e meios necessários para se produzir pesquisa de alta qualidade”, ressalta.
Texto: Yanne Carolina
Supervisão: Tito Souza (Ascom)
Campus Floresta
- Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil - cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
- (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005