Alunos do Pronatec realizam visita técnica a empresa de exportação de frutas

Nessa quarta-feira (8), duas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do campus Floresta do IF Sertão-PE tiveram uma aula diferente. Os alunos dos cursos técnicos de Agricultor Familiar e de Fruticultor, oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), realizaram uma visita técnica a duas unidades da Agrodan, empresa especializada no plantio e na comercialização de mangas para o Brasil e o exterior.

Alunos dos cursos FIC de Agricultor Familiar e de Fruticultor realizaram visita técnica à unidade da Agrodan em Abaré (BA)

Inicialmente, a comitiva formada por 19 estudantes, o coordenador adjunto do Pronatec no campus Floresta, Cassiano Albuquerque, e a profissional de apoio às atividades e pedagógicas de Belém do São Francisco, Givaneide Pereira, visitaram a unidade da empresa localizada no distrito de Ibó, no município de Abaré (BA), que possui 380 hectares de área plantada. Durante a visita, os alunos acompanharam as atividades de plantio, colheita e pós-colheita, com a supervisão dos engenheiros agrônomos Bruno Souza e Cassiano Cavalcante.

Ainda durante a visita, os estudantes acompanharam o processo de controle de qualidade das frutas na sede da empresa, em Belém do São Francisco

Em seguida, a comitiva aproveitou para visitar a sede da empresa em Belém do São Francisco (PE), que é responsável pelo processamento, controle de qualidade, acondicionamento e embalagem dos frutos. Nesta unidade, os alunos puderam acompanhar também parte dos processos de alta tecnologia que destacam a empresa como a maior exportadora de mangas do país, como o rigoroso controle de qualidade. Na ocasião, o diretor comercial da Agrodan, Paulo Dantas, ressaltou o interesse da empresa de firmar parcerias com o IF Sertão-PE para oferta de estágio aos estudantes da Instituição. “A educação é fundamental para promover a sociedade local e um dos projetos da empresa é criar uma escola para atender 200 pessoas e, assim, fomentar ainda mais o desenvolvimento regional”, afirmou Dantas.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4