Ações extensionistas movimentam campus Floresta durante mês de novembro

No último dia 09, uma Roda de Conversa a respeito de “Sementes e Produção de Mudas Nativas” foi realizada na Fazenda Escola do campus Floresta do IF Sertão-PE. Sob a coordenação da professora Fabiana Dantas, o momento contou com a participação de estagiários e alunos bolsistas de projetos de extensão e pesquisa, produtores rurais e do engenheiro agrônomo Roberto Victor, coordenador do Setor de Produção da Fazenda Escola.

Estagiários, alunos bolsistas e produtores rurais participaram da palestra

A palestrante foi a bióloga Fabiana Baleeiro, que atua no Projeto de Integração do São Francisco (PISF). Esta ação foi promovida pelo projeto de extensão “Semear”, com o objetivo de treinar alunos e pessoas da comunidade para serem multiplicadores de plantas nativas. A partir desta iniciativa o campus Floresta recebeu doação de sementes de 12 espécies de plantas nativas da Rede de Sementes do PISF. “A intenção é produzir mudas de plantas nativas para iniciar o trabalho de recuperação de algumas áreas degradadas no município de Floresta e promover a conscientização da comunidade interna e externa do IF Sertão-PE a partir das ações do Semear”, informa a professora Fabiana Dantas.

Entre os dias 16 e 18, os alunos do curso Técnico em Agropecuária participaram do curso “Identificação Botânica e Tecnologia de Sementes da Caatinga”, ministrado por Dayane Fernandes, do Centro de Referências para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga. O curso também foi ministrado na Fazenda Escola do campus e no Laboratório de Nutrição Animal, e no último dia, os participantes puderam realizar práticas na comunidade Riacho Seco. A importância desta ação se deve ao fato dos alunos reconhecerem as potencialidades da vegetação nativa predominante da região na qual estão inseridos.

Curso “Identificação Botânica e Tecnologia de Sementes da Caatinga”

Discussões teóricas sobre o ecossistema Caatinga e conhecimento das famílias mais recorrentes, reconhecimento da história natural das espécies nativas, formas de coleta e identificação de plantas nativas e uso de EPI, impactos do manejo inadequado e métodos de conservação e recuperação de áreas degradadas; dentre outros assuntos, foram associadas a vivencia prática a partir de trilha ecológica, coleta de material para análise e identificação de banco de sementes e identificação das espécies locais, além da visita à propriedade situada na zona rural do município, vinculada à agricultura familiar.

Alunos conhecem as potencialidades da vegetação nativa

Participaram do curso cerca de 30 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio Integrado do curso de Agropecuária. Esta ação também foi coordenada pela professora Fabiana Dantas e contou com a colaboração do Técnico Agrícola da Fazenda Escola, Denison Fábio, e outros professores do campus. A atividade surgiu da necessidade de reconhecer plantas nativas que apresentem potencial de uso forrageiro para a alimentação de animais domésticos e técnicas que permitam a recuperação de áreas degradadas e o uso consciente dos recursos naturais.

Participaram do curso alunos do 2º e 3º ano do curso Técnico em Agropecuária

“O aluno precisa ter consciência quanto ao uso racional e sustentável dos recursos disponíveis no meio ambiente, sendo capaz de promover atividades agrícolas e pecuárias para geração de renda associando ações de preservação do ecossistema Caatinga. Ações desta natureza permitem ao aluno uma formação mais completa, pois integram conteúdos de disciplinas do núcleo básico com as do núcleo técnico, gerando uma percepção crítica a partir de vivências multi e interdisciplinares, além de proporcionar ao educando a oportunidade da vivência profissional, por se tratar de iniciativa extensionista”, avalia Dantas.

*Com informações de Fabiana Dantas

Campus Floresta