Campus Floresta realiza apresentações do Projeto Vozes do IF Sertão-PE

O auditório José Valderi Oliveira, no campus Floresta do IF Sertão-PE, encheu-se de notas musicais, alunos, docentes e a comunidade em geral, para prestigiar as apresentações do Projeto Cultural Vozes do IF Sertão-PE. Na quarta-feira (30/11) e quinta-feira (01/12), o professor de Música e Artes, Ulisses Azevedo, orquestrou noites de boa música com o desenvolvimento de talentos e habilidades entre alunos e docentes. Nas noites de apresentação, além do canto, os alunos e professores mostraram suas habilidades com os instrumentos musicais.

A atividade do coral desperta a liderança, comunicação e melhora as apresentações em público. Ulisses atenta para a necessidade de elevar a autoestima dos alunos e trazer o universo deles para a atividade proposta. “Faz-se necessário construir uma metodologia baseada na cultura do aluno, explorando o que lhe é familiar, ao mesmo tempo oportunizando o acesso a novos caminhos com relação a conhecimentos musicais”, ressaltou ele.

Apresentação instrumental dos alunos com o professor Ulisses

O professor Ulisses destacou ainda que o “projeto busca se familiarizar com o repertório musical trazido pelos alunos participantes, acentuando a importância de se trabalhar a partir dessa realidade, pois faz com que o aluno busque novos meios de expressão a partir do que é proposto. Ou seja, inicialmente, compreenda o seu próprio meio e, em seguida, tenha prazer em conhecer outras possibilidades, apresentadas pelo professor regente”.

Apresentação dos alunos

A grande surpresa ficou por conta da Banda dos Professores do campus que tocaram músicas que entusiasmaram o público presente. “Fiquei surpreso com a apresentação dos professores, não sabia que eles tocavam. Tive uma ótima experiência, pois vi que por trás da seriedade de alguns, tinha uma grande forma de alegria, que nos foi transmitida em músicas”, contou João Vitor do 1° ano médio integrado em agropecuária.

A implementação do Projeto apresenta reflexos positivos em vários aspectos, já que pode utilizar o grupo não somente para o simples fazer musical, mas proporcionando ao aluno infinitas possibilidades para aumentar seu leque de experiências, incluindo aí a sensação de se apresentar em público e representar a instituição em que estuda.

Deyseane Basílio e Erky Lima

“Amei o evento, pois foi a primeira vez que tive a oportunidade de cantar em público com a comunidade interna do campus Floresta, e presenciar os grandes talentos do nosso Instituto. Espero participar dos próximos”, disse Deyseane Basílio, do 2° ano médio integrado em Informática, que cantou lindamente com um colega que também tocou violão.

Texto: Grazzielli Brito

Campus Floresta