Empreendimento Solidário mobiliza alunos de GTI em Floresta

Na manhã do último dia 15, a comunidade do bairro Caetano II, em Floresta-PE, recebeu os alunos do 2° período do Curso de Gestão em Tecnologia da Informação (GTI) do Campus Floresta do IF Sertão-PE, para desempenhar uma atividade pedagógica especial: a distribuição de presentes e sacolinhas com guloseimas para as crianças. A ação compõe a atividade de Empreendimento Solidário solicitado pela Professora de Empreendedorismo, Elis Magalhães.

Aluno do IF Sertão-PE entrega presente e guloseimas para criança da comunidade do bairro Caetano II

Para finalização da disciplina, os estudantes tiveram que criar um empreendimento solidário, em que teriam que planejar e executar algo que pudesse colaborar de alguma maneira com a comunidade. Desta forma, eles arrecadaram roupas e acessórios e realizaram um bazar beneficente, com o dinheiro arrecadado compraram presentes e distribuíram para as crianças de uma comunidade carente da cidade.

"O intuito da atividade foi, sobretudo, despertar nos alunos a importância de contribuir com aqueles que não têm a mesma oportunidade. Além disso, puderam colocar em prática o que estava sendo discutido em sala de aula. Já que tiveram que planejar e gerenciar todo o empreendimento com: equipes de gestão de pessoas, marketing, finanças e produção e operações. Como possíveis futuros empreendedores, puderam também compreender a importância da responsabilidade social”, destacou Elis.

Comunidade recebe estudantes em ação solidária

Para os alunos a atividade foi uma oportunidade de crescimento acadêmico e pessoal. “Participar de um empreendimento solidário não e apenas fazer o bem ao próximo, mas sim adquirir uma sensação única que nos faz transbordar de alegria e emoção, em ver que aquilo que fizemos trouxe uma alegria ainda maior para cada criança. Em cada sorriso tivemos emoções únicas. Obrigada companheiros de turma e obrigada Professora Elis Magalhães por ter solicitado esse trabalho”, agradeceu Elisângela Ferraz, aluna do curso.

Elisângela e colegas na saída do campus

Já Eldis Nogueira destacou o aprendizado em trabalhar em equipe: “Eu aprendi a pensar mais no próximo e trabalhar mais em equipe, desenvolvendo a capacidade de me colocar no lugar da outra pessoa”.

A satisfação dos alunos em realizar a atividade pareceu maior do que das crianças que receberam os presentes. “Com o evento solidário conclui que não há nada mais lindo e gratificante que o sorriso de uma criança e quando podemos proporcionar vários sorrisos vivemos momentos de felicidade. Ao mesmo tempo em que essa experiência ajudou no meu aprendizado. Nós concretizamos aquilo que aprendemos em sala de aula”, finalizou Caline Kêndina.

Texto: Grazzielli Brito

Campus Floresta