Circuito Saúde atende alunos ingressantes no Campus Floresta

Como parte do Programa de Assistência Estudantil, através da Coordenação de Políticas de Assistência ao Educando, o Campus Floresta, do IF Sertão-PE, realiza nesta primeira semana de aula, o ‘Circuito Saúde’, ação realizada pelo Setor de Saúde do campus que visa analisar a situação de saúde dos alunos ingressantes, oferecendo o atendimento dos profissionais da equipe multidisciplinar, que inclui enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, psicólogo e nutricionista.

Alunos passam por avaliação em saúde no campus Floresta

Os novos alunos, cerca de 100, inicialmente passam por uma avaliação com a Enfermeira do Campus, Camila Thais, que encaminha para os demais profissionais quando percebe a necessidade de atendimento especializado. “No Circuito Saúde fazemos uma avaliação antropométrica e biomédica, onde conferimos pulso, pressão, frequência cardíaca e respiratória, peso, altura, fazemos uma avaliação dos hábitos de saúde, como alimentação, realização de atividade física, uso de medicamentos, drogas e álcool, entre outros. Identificada alguma situação de vulnerabilidade é feito o devido encaminhamento seja interno, com os profissionais que temos no Setor de Saúde do campus ou, quando necessário, é feito encaminhamento externo para as redes de atenção em saúde”, esclareceu Camila.

A enfermeira destaca ainda que os estudantes têm sido muito receptivos. “A gente tem percebido que os alunos necessitam desse cuidado e estão sendo muito colaborativos”, finalizou.

No Programa de Assistência Estudantil deste ano, o Coordenador de Políticas de Assistência, Yuri Dias, destaca que serão realizadas uma série de ações, pautadas em cinco eixos de prioridades: Atenção à saúde do discente, desenvolvimento profissional, orientações aos estudos, educação para a diversidade e NAPNE, que é o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4