Café Ecofilosófico impulsionou a discussão sobre preservação do meio ambiente no campus Floresta

Na noite da quarta-feira (7), o café foi a inspiração para um bate-papo sobre preservação do Meio Ambiente, no campus Floresta do IF Sertão-PE. O evento Café Ecofilosófico fez parte do calendário da Semana do Meio Ambiente do campus, e contou com a participação de alunos dos cursos Superiores e de docentes do instituto. De acordo com o professor de história João Marcelo, um dos facilitadores do debate, a proposta do evento não foi a realização de uma palestra, “o objetivo foi trazer questões, inquietações e provocações para fazer uma roda de conversa que tem o meio ambiente como tema principal, e ainda, aprofundar os debates sobre as agressões a ele”, disse o docente.

Professores e alunos conversaram sobre os problemas ambientais e alternativas possíveis para evita-los.

Para iniciar a roda de conversa 4 questões foram colocadas pelos professores facilitadores para fomentar a troca de ideias. “Quais os grandes problemas ambientais que a humanidade enfrenta?”, “Esses problemas têm origem?”, “Em quais desafios econômicos, éticos, filosóficos e civilizacionais esses problemas nos colocam hoje? Precisamos de um novo paradigma para solucionar esses problemas?”, e “Quais as alternativas para uma civilização sustentável hoje?”.

Após a primeira pergunta a seca foi o primeiro grande problema ambiental levantado pelos participantes, com destaque para os locais que não costumavam sofrer com ela, fato que foi apontado pelo professor de biologia Celso Neto como um agravamento decorrente de fatores que poderiam ser minimizados, como o desmatamento florestal em locais formadores de umidade. Outros tópicos levantados pelos participantes e comentados pelo professor foi a degradação da camada de ozônio e maré vermelha,

Também foram debatidos temas recentes como a tragédia ocorrida na cidade de Mariana-MG, os grandes impactos naturais e sociais causados pelas inundações para construção de usinas hidrelétricas, o alto custo para o meio ambiente na produção de alimentos de origem animal, as consequências do desperdício de alimentos, a necessidade de que as empresas despertem para a importância de investir em mudanças nas rotinas e formas de produção para se tornarem mais amigas da natureza, dentre outros assuntos.

Os alunos contribuíram com o debate e levantaram sugestões para diminuir as agressões ao meio ambiente

Para a aluna do primeiro ano do Curso Superior de Licenciatura em Química, Jéssica, “é importante esse tipo de debate, levantar pautas e discutir assuntos de forma a aprofundá-los nos faz sair do senso comum, e desejar tomar ações, e é aí que entra a atitude filosófica”, afirmou.

A semana do Meio ambiente teve prosseguimento com a exibição do filme “Na natureza selvagem”, na noite dia 08; e encerra na sexta-feira, dia 9, com a realização do “Quiz ambiental”, uma disputa amigável sobre todos os assuntos tratados ao longo da Semana do Meio Ambiente.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4