-
Última Atualização: 12 Junho 2017
-
Criado: 12 Junho 2017
-
Acessos: 2939
Gincana encerra comemorações da semana do meio ambiente, no campus Floresta
Na última sexta-feira (9) o Quiz Ambiental encerrou a programação da Semana do Meio Ambiente do campus Floresta do IF Sertão-PE. Participaram do evento equipes representantes de todas as turmas do Ensino Médio Integrado ao técnico do campus, sendo 4 alunos por turma, mais 4 colegas para prestar apoio em provas especiais.
O pátio do campus Floresta ficou lotado com os participantes e a torcida.
A gincana teve início com perguntas relacionadas ao meio ambiente, ou a relação de Floresta com o meio ambiente. Cada equipe sorteou uma pergunta e a cada resposta certa 10 pontos eram somados ao placar da equipe. Foram realizadas várias rodadas de perguntas com questionamentos como: que nome se dá à vegetação que protege as margens dos rios, que nome se dá aos produtos geneticamente modificados, qual o nome do povo indígena com aldeias localizadas no município de Floresta, qual o maior aquífero da América do Sul, dentre outros.
A surpresa para alguns ficou por conta da pergunta “Qual o nome da primeira reserva biológica do país?”, cuja resposta é a Reserva Biológica de Serra Negra, criada em 1982, e situada nos municípios de Floresta, Tacaratu Inajá.
A cada resposta certa todos aplaudiam os colegas.
Além das perguntas que trouxeram aos participantes informações importantes sobre degradação ambiental, formas de conservação, geografia, biologia, história e atualidades, foram propostas tarefas que tiveram o objetivo de causar questionamentos e reflexão a cerca do relacionamento do homem com o meio ambiente.
Coletar a maior quantidade de bolas de papel que encontrassem espalhadas pelo campus em 1minuto e meio foi a primeira tarefa da noite. A “prova do lixo” teve como objetivo conscientizar sobre a necessidade de se jogar os resíduos em local apropriado ao descarte, e evitar que o lixo cause danos ao meio ambiente.
Concentração total para não errar a resposta.
Outra tarefa foi intitulada “prova do gelo” e tinha como objetivo causar uma reflexão sobre as consequências do aquecimento global, que anualmente derrete geleiras e eleva o nível das águas, causando grandes danos a diversos biomas. Para esta prova os alunos receberam cilindros de gelo que possuíam um objeto de plástico em seu interior, ganhava a prova quem primeiro derretesse o gelo, sem tocá-lo, e apresentasse o objeto para os jurados.
O grafite foi utilizado na prova sobre defesa do meio ambiente através da arte, as equipes tiveram que usar da criatividade e de todo o conhecimento ambiental adquirido durante as atividades da semana para criar cartazes que ilustrassem a frase “Tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra”, tema da bicicletada ambiental que abriu a Semana do Meio Ambiente.
Todas as tarefas foram pensadas para despertar consciência ecológica com relação aos efeitos negativos ao meio ambiente de ceras atitudes do homem.
Após somar-se toda a pontuação do Quiz e das tarefas a turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, da manhã, sagrou-se a vencedora da gincana, na qual a maior conquista foi a perpetuação da consciência ambiental nos participantes.