Curso de horta orgânica é realizado no Campus Floresta

O aprendizado no campus Floresta do IF Sertão-PE não pára. No período de recesso escolar os cursos de Formação Inicial e Continuada movimentam as salas de aula e também a Fazenda Escola, como é o caso do curso de Horta Orgânica, ministrado pela professora Lúcia Oliveira Lima, e iniciado no último dia 10.

Para a docente o curso é uma oportunidade de trazer a comunidade externa para dentro do campus Floresta

O curso tem duração de 25h e engloba a parte teórica de todo o processo para instalação de hortas,  condução da horta orgânica, e os cuidados específicos com a irrigação, adubação e manejo. Após a teoria os alunos terão 3 dias de aulas práticas na Fazenda Escola do campus Floresta, onde vivenciarão todo o processo de implantação de uma horta orgânica, com preparo de substratos e compostos orgânicos, medição e levantamento dos canteiros, até a realização do plantio de duas culturas, uma de beterraba e outra de coentro.

Aulas teóricas e práticas compõe a formação que possibilitará aos alunos saberem como implantar uma horta orgânica até mesmo em casa.

A horta orgânica tem o diferencial de não usar produtos químicos ou fertilizantes, o produtor tem a oportunidade, inclusive, de iniciar o cultivo em sua própria residência, como são os planos de algumas alunas da turma que se inscreveram no curso e pretendem aplicar o conhecimento para obter renda extra.

Para a professora Lúcia Oliveira, como a horta orgânica não utiliza defensivos químicos também é uma forma dos alunos diversificarem a alimentação da família com produtos saudáveis. “Acho que esse tipo de oportunidade é muito importante. De certa forma o IF Sertão-PE está cumprindo com o papel social de formar, e abrindo oportunidade para a comunidade externa ao IF estar aqui dentro. Nesta turma apenas 2 inscritos são atualmente alunos do campus, os demais são externos. Temos alunos de várias profissões e, até mesmo, provenientes de comunidade indígena e os conhecimentos adquiridos aqui certamente serão levados para os familiares, e disseminados para as comunidades de cada um”, afirmou a docente.

Aulas práticas serão realizadas na Fazenda Escola do Campus Floresta.

O curso de horta orgânica segue até esta sexta-feira, dia 14.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4