-
Última Atualização: 22 Agosto 2017
-
Criado: 22 Agosto 2017
-
Acessos: 2799
Fábrica de Software do campus Floresta do IF Sertão-PE entregou o primeiro produto a um cliente local
Empreendedorismo, capacidade e determinação foram os elementos primordiais para o surgimento, há pouco mais de um ano, da Fábrica de Software do campus Floresta do IF Sertão-PE, a Cycle Dev. E na última quarta-feira (16), os 4 alunos fundadores da Cycle Dev entregaram oficialmente o primeiro software desenvolvido sob encomenda para uma academia de musculação de Floresta.
Os alunos apresentaram ao público a Cycle Dev, os objetivos do projeto e o software desenvolvido.
O software Monster Factory Control foi a ferramenta desenvolvida pelos estudantes para controle de acesso dos usuários da academia ao prédio do local. O software é interligado a uma catraca que libera o acesso do usuário por meio de leitura biométrica, ou seja, o usuário coloca sua digital no leitor que interligado ao software permite, ou não, a entrada do usuário.
A ferramenta desenvolvida oferece outras possibilidades como cadastro do cliente, controle da assiduidade do usuário, dos pagamentos das mensalidades, plano contratado, ficha técnica, histórico de transações, dentre outros.
De acordo com os alunos foram utilizadas linguagens de programação Java, Arduíno e SQL para a programação do sistema, construção da interface, banco de dados, e comunicação entre o sistema e o display biométrico da catraca, dentre outros. Com dois voluntários os desenvolvedores demonstraram o funcionamento do cadastramento via leitor biométrico e como será a utilização da catraca e do sistema para acesso dos clientes da academia.
O empresário cliente da Cycle Dev testou o funcionamento do sistema adquirido.
Para o proprietário da academia Micael César, é bem empolgante adquirir o sistema pioneiro da Cycle Dev, “é gratificante ter na minha academia o primeiro projeto de muitos dos meninos, e o software será de grande ajuda no controle de fluxo. É promissor ver esses meninos inovarem aqui no sertão, e em Floresta, são jovens de grande talento desenvolvendo softwares desse porte”, afirmou o empresário.
O sentimento de dever cumprido foi uma das sensações experimentadas pelos alunos, para Emerson, do curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação “foi muito gratificante apresentar pro pessoal de GTI e para os professores verem que nós somos capazes de desenvolver um software, principalmente para os professores que nos ajudaram”, afirmou.
O aluno Joilson, também do curso de GTI, falou sobre os próximos planos da Cycle Dev. “A expectativa é que possamos crescer no ramo, expandir o negócio e chamar mais pessoas para compartilhar o conhecimento e aderir à empresa. Pretendemos criar a empresa dentro das normas legais e partir para o desenvolvimento de qualquer software que chegar à nossa porta”, disse o aluno.
Equipe da Cycle Dev acompanhados dos servidores orientadores e da Diretora do Campus Floresta do IF Sertão-PE oficializaram a entrega do produto ao empresário de Floresta.
Júlio César, do 4º ano do Ensino Médio integrado em Informática, destacou que indiferente da formação, seja nível técnico ou superior, qualquer projeto é possível de se criar, elaborar e desenvolver, “o importante é ter dedicação, força de vontade e muito esforço. Apesar do muito trabalho e alguns desafios que tivemos no desenvolvimento do software, catraca e sistema o apoio da instituição e dos professores foi primordial para a finalização do projeto. Além disso é muito gratificante desenvolver aqui na região, que até então não tinha nenhum grupo desenvolvendo software, é especial desenvolver aqui”, afirmou Júlio.
E as atividades da Fábrica de Software Cycle Dev, do campus Floresta do IF Sertão-PE continuam. De acordo com o professor orientador, Felipe Omena, já está em andamento o próximo projeto, um sistema criado especificamente para suprir as necessidades de um laboratório de análises clínicas localizado em Recife.
Para quem quiser acompanhar como foi o lançamento do primeiro produto da Cycle Dev basta clicar aqui e acessar a Página do campus Floresta no Facebook, foi realizada transmissão ao vivo do evento e o vídeo encontra-se disponível para visualização.