Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto Semear, do Campus Floresta do IF Sertão-PE, entregou certificados aos alunos da rede municipal de ensino que participaram das ações de agricultura e sustentabilidade

No dia 29 de agosto uma cerimônia, realizada no auditório do campus Floresta do IF Sertão-PE, marcou o encerramento das ações do Projeto de Extensão “Semear: ações educativas de estruturação e resgate da agricultura familiar”. O projeto trabalhou os conceitos de agricultura familiar e sustentabilidade com 28 crianças e adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Três Marias, por meio de atividades, oficinas, visitas técnicas, teatro, cursos, dentre outros.

Durante cerimônia de encerramento os realizadores apresentaram as ações desenvolvidas pelo Semear.

Foram cerca de 16 oficinas desenvolvidas pela bolsista Katiane Cristina, aluno da Licenciatura em Química, do Campus Floresta, sob orientação da professora Fabiana Dantas. No evento de encerramento parte dos alunos atendidos estiveram presentes e acompanharam a retrospectiva que apresentou as ações realizadas pelo Semear, como oficina de fotografia, exposição fotográfica, oficinas de artesanato com técnicas dos índios Pankará, oficina de música, oficina de brinquedos na qual foi incentivada a reciclagem de materiais, oficina de produção de horta sustentável e agricultura familiar, oficina de confecção de sabonetes, observação de microorganismos aquáticos, oficina de alimentação saudável, oficina de empreendedorismo na qual foram incentivados a criar um produto benéfico ao meio ambiente, dentre outros.

Durante a apresentação da retrospectiva os alunos da escola municipal Três Marias relembraram juntos as atividades e aprendizados.

Para a professora Lidiane, representante da escola Municipal Três Marias o projeto causou reações positivas aos alunos participantes, “foi importante para semear essa ideia da sustentabilidade, era comum para nós ver os meninos comentando com entusiasmo sobre as ações e oficinas das quais participaram, e hoje muitos deles já pensam em ingressar no IF Sertão-PE ano que vem".

Na ocasião os professores, técnicos administrativos e alunos do IF Sertão-PE que apoiaram o projeto e promoveram as oficinas e atividades foram homenageados com um certificado de participação. Os alunos da escola Três Marias que tiveram mais de 75% de presença nas atividades do Projeto Semear também receberam certificado. Além disso, todos os estudantes que estavam no evento foram presenteados com um kit do projeto, que incluiu uma bolsa institucional, copo personalizado e itens de material escolar.

Alunos participantes receberam certificado.

Os irmãos Gabriel e Gabriela Silva foram dois dos destaques do projeto, com maior frequência nas atividades realizadas na escola Três Marias, no campus Floresta do IF Sertão-PE, e na Fazenda Escola do IF. Gabriel contou como foi a experiência “no começo a pessoa não quer muito participar, não é muito engajada. Depois fomos nos apegando à Katiane e ela nos ajudou a realizar muitas coisas, posso dizer que como bolsista ela fez muito bem o trabalho dela, o projeto foi ótimo e aprendemos muita coisa, eu queria que continuasse”.

O desejo de prorrogação do projeto é o mesmo de Gabriela, “eu também queria que o Semear continuasse, nós aprendemos muito, principalmente sobre agropecuária. O Semear teve uma importância significativa na nossa vida, ajudou a compreender sobre agropecuária, meio ambiente, cultura, foi muita coisa mesmo!”, afirmou a participante.

Alunos da Escola Três Marias e servidores e discentes do IF Sertão-PE comemoraram o sucesso das atividades.


Após a entrega dos certificados e dos presentes foi realizado um momento de congraçamento entre o público-alvo do projeto, as crianças e adolescentes de Floresta, e os profissionais e alunos do IF Sertão-PE que colaboraram com as ações.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005