Intervenção artística movimentou o campus Floresta

Durante a tarde do dia 02 de outubro uma das paredes dos corredores do campus Floresta do IF Sertão-PE se tornou uma tela em branco para a uma intervenção artística no âmbito do movimento arte Happening, no qual, as obras de arte são criadas com a participação do público.

Intervenção artística fez parte de atividade da disciplina de história, para alunos do Ensino Médio.

Dezenas de alunos e servidores participaram da atividade promovida pelas alunas Taciana de Souza Leal e Luana Nunes, do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Informática. De acordo com Luana a ideia da ação surgiu como parte de um trabalho de história da arte, na qual coube à dupla apresentar o movimento arte happening, e a intenção é apresentar não apenas o conceito, mas permitir que o público fosse incorporado de forma ativa na criação artística.

Segundo o professor de história José Marcelo, o movimento Arte Happening preconiza a participação do público na criação artística, prezando pela espontaneidade e improvisação. “A arte Happening leva ao extremo a ideia e que toda obra de arte é aberta e não pertence exclusivamente ao artista criador, uma vez que aquele que a contempla também participa de sua criação, ainda que apenas no campo mental”.

Dezenas de alunos se envolveram na atividade artística e lotaram o corredor do campus.

Na ocasião, tintas foram disponibilizadas para que alunos e servidores pudessem interagir com o concreto da forma que considerassem melhor, tendo apenas que seguir a orientação de não utilizar linguagem agressiva ou obscena. Para a aluna Taciana Leal o mais interessante foi proporcionar a interação de todos os públicos do campus “o que a gente queria é exatamente o que está acontecendo aqui, alunos do primeiro ano interagindo com os do último ano, várias turmas e cursos,  junto com os servidores, todos criando arte juntos em harmonia”.

Após uma tarde inteira de atividade, a parede do campus Floresta ficou bem colorida com desenhos e frases que representam os vários artistas.

De acordo com o professor José Marcelo “a ideia não foi descobrir talentos artísticos, embora isso não seja raro nesse tipo de atividade, mas, permitir que um ambiente repleto de regras e normas fundamentais como a escola se transforme, mesmo que dentro de certos limites, num espaço de liberdade e expressão artística”.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4