Ação de prevenção é realizada pelo campus Floresta, no mês de conscientização sobre o câncer de mama

No campus Floresta do IF Sertão-PE a temática Outubro Rosa será tratada em evento, nos dias 24 e 25. A realização é do Setor de Assistência à Saúde e Coordenação de políticas de assistência ao educando do campus, e o objetivo é alertar sobre a prevenção ao câncer de mama e importância do diagnóstico precoce.

Para isso, no dia 24, o auditório do campus Floresta se transformará na Sala Rosa, espaço temático especialmente preparado em prol da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. No espaço, os visitantes terão informações sobre sinais e sintomas da doença, a importância do diagnóstico precoce, e quais as principais formas de prevenção.

As orientações serão repassadas por meio de simulação de mamas acometidas com câncer de mama, bem como de alterações no colo do útero que caracterizam as lesões de câncer e mostrarão como estes agravos podem acometer as mulheres, e homens, no caso do câncer de mama.

Serão demonstradas as formas de prevenção através do estímulo à realização do autoexame das mamas com foco no autoconhecimento do próprio corpo, bem como na realização do exame Papanicolau, também conhecido como exame preventivo do câncer de colo de útero. Além disso, haverá ações de estímulo à promoção de hábitos saudáveis e vigilância à saúde com aferição de pressão arterial e orientações sobre os fatores de risco para o câncer, entre outras doenças.

A Sala Rosa estará aberta ao público interno e externo no período da manhã, das 08h30 às 11h30; tarde, 14h às 17h; e noite, das 19h às 20h30. A atividade será realizada pela enfermeira e técnico de enfermagem do campus, junto com o psicólogo e coordenador de políticas de assistência ao educando, nutricionista, e alunos do curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Afonso Ferraz, do município de Floresta.

Já no dia 25, às 15h, a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Floresta, Leide Alves, realizará a palestra Combate ao câncer de mama, também aberta ao público.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4