Mostra Técnica e palestras marcaram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus Floresta

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus Floresta do IF Sertão-PE continuaram nos dias 17 e 18 com Ciclos de palestras e mesas redondas, minicursos e Mostra Técnica. Na manhã do dia 17 o campus recebeu proprietários de negócios locais para um bate papo sobre os desafios e conquistas na implantação de negócios em Floresta, momento no qual foram apresentados projetos de tecnologia e empreendedorismo.

Comerciantes locais apresentaram participarem participaram de um bate papo sobre empreendedorismo.

No período da tarde os estudos sobre linguagem foram destaque das palestras do Grupo de Estudos Linguísticos do Sertão – Gelinse, cujos componentes e áreas de estudo foram apresentadas pelo professor de espanhol João Paulo, na sequência, os também componentes do Gelinse, professores Célio Medina, Talita Massena, João Paulo e Rosineuman conversaram na mesa redonda língua e ensino.

O professor Célio Medina falou sobre como o inglês já é considerada a língua franca mais usada no mundo e chamou a atenção para o fato de ter mais falantes não nativos do que nativos. Para ele o ensino de inglês nas escolas públicas ainda está muito atrelado a tradução, esse acaba sendo um dos fatores que influenciam negativamente o aprendizado da língua inglesa no Brasil. O professor também apresentou sugestões micro e macro para melhorar o ensino da língua inglesa como  a criação de incentivos de capacitação para os professores, formação inicial e continuada, a contextualização do o ensino com exemplos do dia a dia e cultura, e trabalho de projetos extra classe.

O auditório ficou lotado para as apresentações dos componentes do GELINSE.

A professora Talita Massena apresentou as experiências no ensino do português no envolvimento da argumentação oral, desenvolvimento da habilidade de pesquisa, e competência escrita. Como exemplos de abordagem apresentou o projeto Sarau, como oportunidade para envolver leitura, escrita, pesquisa, e oralidade; o debate dirigido, recital de poemas em vídeo, e o projeto intercâmbio de variação linguística que envolveu campus de outros 4 estados do país.

O professor João Paulo apresentou a palestra “Aprender idiomas é fácil”, tratando de métodos, mitos e verdades em aprender idiomas, para ele “duas palavras que são essenciais para aprender o idioma, atitude! Não tenha medo de errar, e motivação, procure algo que você goste para aprender por meio daquilo".

Alunos de escolas públicas de Floresta acompanharam as apresentações da Mostra Técnica.

Já no dia 18 a Mostra Técnica foi o principal atrativo da data, com enfoque no dia C da Ciência , que é comemorado nas instituições de ensino em 25 de outubro. Os bolsistas de pesquisa, extensão, e de iniciação à docência realizaram as apresentações dos projetos em desenvolvimento e já finalizados. Foram 19 apresentações em banner e 28 apresentações orais; além disso os alunos do curso superior de Licenciatura em Química e bolsistas do Programa de Iniciação à Docência – PIBID, apresentaram aos visitantes da mostra técnico o “Show da Química”, com realizações de experimentos e atividades para despertar o interesse e curiosidade dos visitantes à respeito do potencial da disciplina. Alunos de diversas escolas públicas do município de Floresta estiveram presentes e acompanharam as apresentações.

As apresentações foram acompanhadas por comissão avaliadora que elegerá os três melhores trabalhos de cada modalidade.

Os bolsistas tiveram 5 minutos para apresentar os banners para a comissão julgadora, e 15 minutos para a apresentação oral, seguida de arguição da banca avaliadora. Na próxima quarta-feira, dia 1º de novembro, os três melhores trabalhos de cada modalidade serão agraciados com um certificado de menção honrosa pelas atividades desenvolvidas.

Alunos do PIBID apresentaram o "Show da química" aos visitantes da Mostra Técnica, com metodologias inovadoras para o ensino da química.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4