-
Última Atualização: 05 Dezembro 2017
-
Criado: 05 Dezembro 2017
-
Acessos: 2284
Assédio Moral e sexual foi tema debatido com servidores do campus Floresta
Na manhã do dia 04 de dezembro os servidores do campus Floresta do IF Sertão-PE participaram de uma edição do projeto “Diálogos Institucionais” da Pró-reitoria de Ensino do Instituto. Desta vez a temática foi assédio moral e sexual, na ocasião foram palestrantes a Procuradora Federal junto ao IF Sertão-PE Letícia Marília Cabral, o servidor Manuel Fernandes da Costa membro da Comissão de Ética do instituto e o psicólogo do campus Petrolina Péricles.
O momento contou com grande participação dos servidores do campus Floresta
A mesa redonda “Aspectos Éticos e Legais no Ambiente de Trabalho do IF Sertão-PE” foi mediada pela Pró-reitora de Ensino Marli Melo. A procuradora Letícia Cabral abriu as discussões falando sobre assédio moral e sexual nas instituições de ensino e explicitando os significados da palavra assédio e as implicações constantes nas leis que regem a carreira dos servidores públicos federais.
Os aspectos penais e possíveis sanções administrativas para casos de assédio foram pontuados na apresentação da Procuradora
A diferença entre assédio sexual e assédio moral também foi retratada e implicações penais e administrativas foram expostas aos servidores. O diálogo foi finalizado com a apresentação de um vídeo sobre assédio sexual, apresentação de depoimentos de alunos de outras instituições que foram vítimas de assédio moral e sexual, além de um bate papo sobre atitudes do dia a dia entre colegas de trabalho e entre servidor e aluno que configuram assédio moral.
Os servidores aproveitaram para tirar dúvidas e debater a temática
O servidor Manoel da Costa, membro da Comissão de Ética do IF Sertão, relembrou os princípios que compõe o comportamento ético e o código de ética do servidor público. A apresentação das formas de atuação da comissão de ética e do dever do servidor de comunicar atitudes de assédio moral, ou sexual, também foram tópicos da fala do servidor. As implicações psicológicas, éticas e morais do assédio sexual e moral foi a temática da fala do psicólogo Péricles.
Ao fim os servidores tiveram um momento para debater as questões apresentadas, realizar perguntas, tirar dúvidas, compartilhar fatos e dividir aprendizado.