2ª Semana da Música contou com três noites de apresentações no campus Floresta

Após três noites de apresentações musicais marcantes e intensa programação, chegou ao fim a 2ª Semana da Música do campus Floresta do IF Sertão-PE, realizada entre os dias 5 e 7 de dezembro, no auditório do campus.

Coordenada pelo professor de artes do campus Floresta, Ulisses Azevedo, o evento teve por objetivo congregar a comunidade acadêmica em um momento cultural e valorizar os talentos dos alunos do campus Floresta, e dos participantes dos cursos FIC da área da música, desenvolvidos no ano de 2017.

A banda "Os cravos e a rosa" estreou na noite de abertura da 2ª Semana da Música do campus Floresta

A primeira noite de apresentações contou com a estreia da banda “Os cravos e a Rosa”, composta por professores e um aluno do campus. A banda apresentou 3 músicas de pop rock nacional e internacional e animou o público. Na sequência duas alunas do ensino médio cantaram ao som de violão músicas alusivas ao movimento negro, cuja temática foi abordada ao longo de todo  novembro durante o mês da consciência negra.

Os professores Ulisses Azevedo e Verônyca Kézya também realizaram apresentações solo em voz e violão, e na sequência a banda “Os cravos e a rosa” retornou ao palco para encerrar o primeiro dia de apresentações.

No dia 6 de dezembro a abertura da programação ficou a cargo da já conhecida banda “Cadú Science”, formada por alunos do Ensino Médio Integrado e do nível superior, do campus Floresta. E  inspirados por Chico Sciente a banda apresentou músicas do movimento manguebeat, além de pop rock, rap e reggae.

Durante os 3 dias do evento o auditório do campus Floresta ficou lotado

Um trio formado pelos professores Ulisses Azevedo, Marcelo e Eduardo Brito deu sequência às apresentações com músicas do estilo chorinho, em formato instrumental. A banda “Estágio Probatório”, formada por professores do campus Floresta do IF Sertão-PE, seguiu com apresentações instrumentais de famosas músicas da MPB.

Apos a apresentação de um solo de violão instrumental do professor Marcelo, foi a vez dos alunos do curso FIC de Técnicas Vocais demonstrarem todo o aprendizado conquistado ao longo do semestre. Girlene Alencar e Denilson Alencar apresentaram duas canções do ritmo gospel, e a aluna Taislene optou pela canção “Como eu quero”.

Um dos destaques foi a apresentação do ex-aluno do campus Floresta, Romaro Gomes, que cantou uma música de autoria própria, intitulada “Embora tenha dito não”. De acordo com Romaro, que já compõe músicas há muitos anos, a composição cantada retrata um acontecimento de sua história, e poder apresentá-la no campus Floresta tornou o momento ainda mais especial. “Para mim foi um dia sensacional, um dia que vai ficar sempre na minha mente, foi difícil para mim, eu tenho algumas dificuldades em relação a tempo musical, mas acho que me saí bem, agradeço muito ao professor pelos ensinamentos”, afirmou Romaro.

A banda Cadú Science animou duas, das três noites de evento

A segunda noite do evento foi encerrada com a apresentação de voz e violão da aluna Cíntia Letícia, do curso de GTI. A última noite do evento, dia 7, contou novamente com a banda Cadú Sciente na abertura das apresentações. O grupo de canto coral “Vozes do Sertão” apresentou duas músicas, uma intitulada Cio da Terra, de Chico Buarque, a outra “Siyahamba”, canção em dialeto zulu.

Dando continuidade alguns alunos realizaram apresentação solo de canto, e posteriormente teve início o concurso de paródias didáticas, e os alunos foram desafiados a participar de uma competição de paródias na qual as letras das músicas deveriam tratar de temas de alguma disciplina escolar. Sagraram-se vencedores os alunos do 3º ano do Ensino Médio em Informática que apresentaram uma paródia da música “Tempo Perdido”, falando sobre fórmulas geométricas; e os alunos do 1º ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática, que apresentaram uma paródia da música “A mala é falsa”, falando sobre ecologia e preservação ambiental.

O aluno Gildenilson do curso FIC de guitarra, apresentou um solo de improvisação. A plateia não ficou de fora da última noite da Semana da Música e também foi convidada a subir ao palco e soltar a voz na “hora do microfone aberto”, momento que contou com grande participação. Para encerrar a banda “Cadú Science” levantou o público e colocou todo mundo para dançar.

A "hora do microfone aberto" revelou vários talentos escondidos na plateia

As apresentações contaram com transmissão ao vivo e podem ser conferidas na Página do campus Floresta no Facebook.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4