-
Última Atualização: 09 Abril 2018
-
Criado: 09 Abril 2018
-
Acessos: 1526
Campus Floresta recebe comitiva de gestores para diálogo
Na última quinta-feira (5), foi a vez do campus Floresta do IF Sertão-PE receber o projeto Reitoria Itinerante. A ação, que acontece anualmente, visa fomentar o diálogo contínuo e a transparência entre gestores e a comunidade acadêmica, bem como prestar contas de ações da gestão. Compuseram a comitiva de visita ao campus: a reitoria Leopoldina Veras; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt; a pró-reitora de Ensino em exercício, Socorro Tavares; além do diretor de Gestão de Pessoas, Jean Lúcio Evangelista.
Pela amanhã, os gestores dialogaram com os servidores do campus. No primeiro momento, a reitora fez uma breve retrospectiva do ano de 2017, apresentando as principais dificuldades enfrentadas, mas também os avanços. Entre os obstáculos a gestora deu ênfase ao contingenciamento de recursos, a falta de infraestrutura, o número excessivo de notificações dos órgãos de controle, além de códigos de vagas insuficientes e problemas internos como falta de regimentos e fluxos processuais.
Servidores aproveitaram o momento para tirar dúvidas e apresentar demandas locais
Já nos avanços, falou sobre a inovação, o início de várias obras na instituição e o investimento de mais de R$2.000.000 em laboratórios. Deu também ênfase a ascensão da pesquisa, trazendo exemplos como a reclassificação da revista Semiárido De Visu, o primeiro mestrado ofertado pelo IF Sertão-PE e a criação do Programa de Empreendedorismo (Paemp). A expansão da Academia Hacktown foi também destacado pela gestora como um grande avanço, bem como a nova modalidade adotada pela instituição de licitação, que diminui o tempo do certame de quatro meses para um. A reitora finalizou apresentando as expectativas para 2018, entre elas a expansão do campus Floresta (bloco pedagógico e refeitório), que já está com o projeto finalizado, aguardando a liberação de recurso pelo Ministério da Educação (MEC).
Reitora Leopoldina Veras destacou a importância do diálogo com os alunos para definir prioridades estudantis
Posteriormente, o diálogo foi aberto com os servidores. Vários temas foram debatidos como ensino médio, o ponto eletrônico e reordenamento dos institutos federais. À tarde, os gestores se reuniram como os alunos, momento em que os discentes tiraram dúvidas e apresentaram demandas como bolsas de extensão e pesquisa, material de esporte, acessibilidade, entre outros temas.
A Reitoria Itinerante já passou pelos campi Petrolina Zona Rural, Petrolina, Ouricuri, Salgueiro. A próxima edição está marcada para o campus Santa Maria da Boa Vista, em 17 de abril.