Concentração e cuidados para a finalização do curso foram temas de encontros com pais e setor pedagógico

Nos dias 4 e 6 de abril o Setor de Assistência ao estudante do campus Floresta do IF Sertão-PE (SAE) realizou encontros com os pais e/ou responsáveis pelos alunos do 2º, 3º e 4º do Ensino Médio Integrado ao Técnico.
“Concentração nas atividades escolares” foi o tema do encontro do dia 4 com os pais do 2º e 3º. O objetivo foi realizar uma reflexão sobre estratégias para auxiliar os discentes a se concentrarem, e assim absorver da melhor forma o conteúdo das aulas e atividades escolares; foram tratados tópicos como concentração, foco, e atenção, essenciais para se obter êxito no estudo.

Nos dois dias de encontro mais de 80 pais e/ou responsáveis estiveram no campus Floresta

O encontro foi mediado pela pedagoga Iara Cornélio, com o apoio das demais servidoras do SAE, que iniciou realizando uma dinâmica com os presentes para conceituar o termo concentração e a importância de que o tema seja levado em consideração também no ambiente de estudo do aluno em casa. Posteriormente o tema foi aprofundado com dicas para que o aluno consiga se concentrar melhor, e atividades de ajudam ou atrapalham o processo de concentração, e como a família pode contribuir no processo de aprendizagem.

Os responsáveis foram ainda estimulados a estreitar os laços de diálogo e atendimento junto ao campus, e também a incentivar que os filhos também o façam.

Já no dia 6 de abril o encontro teve como tema “Os cuidados e atividades no período de finalização do curso”, mediado pela pedagoga Elbiane Novaes. Na ocasião 48 pais dos alunos do 4º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de realizar uma retrospectiva desde o início do curso de seus filhos no campus Floresta do IF Sertão-PE até o momento atual, no qual, os alunos vivenciam o último ano do Ensino Médio.

O momento inicial do encontro foi aberto para que os pais pudessem externar as expectativas da família em relação aos filhos, e pontuar o que desejam na conclusão da fase escolar. Desempenho melhor, responsabilidade e compromisso foram as palavras mais enfatizadas pelos responsáveis.

No segundo momento foi a vez do SAE apresentar as expectativas da instituição em relação aos alunos formandos, pontuando principalmente o perfil desejado do egresso, como por exemplo que os formandos tenham consolidado e aprofundado os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e que, após o ensino médio, estejam preparados para dar continuidade no Ensino Superior; que após o curso técnico estejam aptos ao trabalho e com formação cidadã. Também foi pontuado que para a instituição é desejável que o aluno concluínte tenha adquirido formação ética e  tenha conseguido aliar teoria e prática em cada um dos componentes curriculares concluídos.

Durante o encontro foram pontuados possíveis pendências dos alunos do 4º ano como componentes curriculares de anos anteriores, estágio, entrega de relatórios, frequência nas aulas, pendências documentais, dentre outros. O fator emocional também foi tema do diálogo entre SAE e pais, para uma reflexão a cerca do cansaço, estresse e desestímulos que podem atingir o aluno nesta fase de finalização do curso.

“Ao final ouvimos que a reunião foi boa e produtiva sem ser cansativa, além disso conseguimos atingir o objetivo de refletir sobre o processo de encerramento de curso e no apoio que os pais e familiares podem prestar nessa fase importante, acreditamos que a cooperação entre família e escola ajuda os alunos a atingirem os objetivos desejados”, afirmou Elbiane.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4