Alunos de Gestão da tecnologia da Informação apresentam planos de negócios para possíveis investidores

No último dia 19 três grupos de discentes do 6º período do curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação participaram da 1ª Chamada Pública para captação de recursos para viabilizar projetos de base tecnológica do campus Floresta do IF Sertão-PE. Na ocasião os alunos apresentaram os planos de negócios reduzidos do Mancadaru Shopping, Sertão Solidário e Plataforma 3JR; em busca de possíveis investidores.

De acordo com o idealizador do evento, professor Severino Paiva, o projeto é fruto da disciplina Negócios Eletrônicos, e realizado com a preocupação de gerar emprego e renda em Floresta “nossa pretensão é que esses projetos sejam materializados, sejam concretizados, fazer aqui no campus uma experiência piloto. O evento vem fazer essa chamada no sentido de mobilizar a sociedade a ajudar os alunos a viabilizar esses negócios. Uma dessas propostas já tem vistas de empreendedores do Ceará”, afirmou o docente.

O primeiro grupo apresentou o plano para desenvolvimento do Mandacaru Shopping, um shopping on-line de compra e venda de produtos novos e usados com foco no sertão pernambucano. Que apresentaram a relevância econômica da ideia e todo o processo para viabilizar o negócio, incluindo o diferencial que garantiria o destaque no mercado frente as empresas similares já existentes.

Para o aluno Daniel, um dos autores do projeto Mandacaru Shopping, o evento foi enriquecedor, “é uma grande experiência participar de uma apresentação para investidores, aqui é uma apresentação a nível acadêmico mas, podemos futuramente apresentar nossas ideias para grandes investidores federais. Sinto que estamos conseguindo criar uma cultura de empreendedorismo em Floresta e me sinto muito satisfeito de contribuir para isso”.

O segundo negócio apresentado foi o site Sertão Solidário, plataforma para captação de recursos para pequenas entidades do sertão pernambucano, por meio do site as pessoas poderiam realizar doações ou cadastrar seus próprios projetos.

Na sequência ocorreu apresentação da Plataforma 3JR Construções para cadastrar trabalhadores da construção civil, como uma espécie de vitrine, ou financiar prestação de serviço na área, com foco nas pequenas obras. De acordo com Jonathan a equipe tem o objetivo de lançar o produto em breve “vislumbro desenvolver, quando um projeto de start up é desenvolvido vai impactar de diversas formas. Primeiro que vai solucionar um problema que a sociedade tem, segundo que vai empregar pessoas, vai gerar renda, e claro que projetos inovadores tendem a ser desenvolvidos futuramente, e esse momento aqui vai incentivar outros alunos a terem ideias possivelmente melhores do que as nossas”, afirmou o discente.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4