2º Festival de Danças Hispânicas movimentou o campus Floresta

No dia 8 de maio aconteceu no campus Floresta do IF Sertão-PE a 2ª edição do Festival de Danças Hispânicas. O evento foi a aula inaugural da turma do curso FIC de Espanhol para Brasileiros, os estudantes das turmas do ensino médio integrado ao técnico em agropecuária e informática receberam os alunos do curso FIC com uma imersão na cultura hispânica por meio da música, apresentações de dança, e história dos ritmos musicais.

Parte da turma do curso FIC que foi recepcionada com um grande evento cultural

De acordo com o professor de espanhol Paulo Barbosa o evento também teve o propósito de intercambiar conhecimentos linguísticos e culturais sobre os povos hispânicos “O evento propiciou aos estudantes novas experiências no que tange a cultura espanhola e latina”, afirmou o docente.

O ritmo portenho do tango figurou na apresentação de abertura do evento, e também foi o estilo de dança escolhido para a primeira apresentação competitiva do festival. Antes de cada apresentação de dança os grupos realizaram uma breve fala, em língua espanhola, para que o público pudesse saber mais sobre os ritmos.

Alunos do ensino médio foram responsáveis por coreografia, cenários, figurino e iluminação

A terceira turma a se apresentar escolheu o ritmo caribenho reggaeton, com direito a um cenário arrojado de uma cidade pintada em tinta fluorescente, tinta que também destacou os movimentos de dança no corpo dos componentes.

A quarta turma trouxe ao público os movimentos envolventes da Bachata, ritmo originado na República Dominicana. Na apresentação seguinte a turma apresentou dois ritmos e conseguiu mesclar o tango com o reggaeton.

O agitado ritmo do Reggaeton foi um dos mais escolhidos pelas turmas que se apresentaram

Os ritmos mais apresentados foram o Tango e o reggaeton, no entanto, uma turma também lembrou-se do alegre Merengue, bastante popular em vários países latinos. Todas as apresentações contaram com detalhados cenários, adereços e figurino.

Para o professor Paulo Barbosa o objetivo do evento foi alcançado. “Estou muito feliz com os resultados, na verdade aprendi muito com meus alunos na ocasião. Quero enaltecer as belíssimas apresentações culturais eles mostraram capacidade, desempenho e habilidade seguindo os critérios avaliativos da mesa de jurados, o trabalho permitiu conhecer um pouco mais o público estudantil para analisar a viabilidade de trabalhos futuros. Parabéns para todos os alunos”, afirmou o professor.

Os alunos aceitaram o desafio de interpretar os complexos passos do tango

Após as apresentações o corpo de jurados formados por profissionais da área cultural, musical, pedagógica e da língua espanhola contabilizou as notas aplicadas para os critérios dança, coreografia, criatividade, figurino e adereços, sincronicidade, performance, música, articulação oral argumentativa na língua espanhola. Após análise criteriosa os jurados escolheram como melhores apresentações o 4º ano técnico em agropecuária turma matutina (3º lugar), 3º ano técnico em agropecuária turma vespertina (2º lugar) e escolheram o 3º ano do curso técnico em informática como melhor apresentação. A turma vencedora será premiada com uma viagem acadêmica institucional.

O público lotou o local do evento e aplaudiu muito as apresentações de todos os grupos

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4