Cinema e música serão tema da 3ª mesa de diálogo do grupo de Pesquisa GEDin Sertão

Nesta segunda-feira (02) acontece no auditório do campus Floresta do IF Sertão-PE, a partir das 19h, a 3ª mesa de Diálogos promovida pelo Grupo de Pesquisa GEDin Sertão, do campus Floresta. O tema do encontro será Arte com ação coletiva: o cinema e a música que (trans) borda.

Os participantes da mesa serão o doutor em sociologia Manoel Sotero Caio, atuante nas áreas de sociologia da arte e da comunicação; e a doutora em sociologia Paula Manuella Silva de Santana, experiente em sociologia, antropologia, epistemologia, e coordenadora do grupo de estudos e pesquisas Macondo: culturas contemporâneas, artes e outras epistemologias, da UFRPE.

De acordo com o professor do campus Floresta do IF Sertão-PE e líder do grupo de pesquisa GEDin, Eduardo Vergolino, o objetivo do evento é convidar a toda a comunidade, principalmente os entusiastas do cinema e alunos que participaram do 1º Festival de cinema do campus Floresta. “nós que fazemos o GEDin acreditamos que o cinema, a música e a educação podem ser ferramentas que unidas trabalhem em prol de Povos Indígenas e que possam, assim, abrir oportunidades para os alunos e comunidade externa do IF Sertão-PE debaterem a importância e ações possíveis de serem realizadas através destes meios. O que nos parece ser um trabalho que em consonância com a 1 Mostra de Curtas do Campus Floresta pode proporcionar um debate maravilhoso e novas ideias de trabalhos, pesquisas e acoes de extensão dentro e fora do Campus Floresta”, afirmou o docente.

Ainda de acordo com o docente, o cinema e a música vem sendo utilizados como modelos de divulgação cultural e resistência pelos povos indígenas e comunidades diversas no Brasil e no mundo, e o trabalho de produtoras do universo cinematográfico com interesse em registro de áudio e vídeo, além da música indígena, fortalecem as comunidades do sertão pernambucano, assim a mesa de diálogo foi proposta como oportunidade de incentivo e troca de informações.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4