Alunos expõem sementes produzidas na Fazenda Escola em Feira de Sementes Crioulas

Alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do campus Floresta do IF Sertão-PE participaram, no último dia 23, da 5ª Feira de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco, realizada em Garanhuns-PE. Na ocasião os discentes participaram da exposição com sementes produzidas no Campo Agrostológico da Fazenda Escola do campus.

O
s estudantes participaram de todas as etapas do cultivo que resultou nas sementes expostas

De acordo com a docente Fabiana Dantas o Campo Agrostológico é uma coleção de plantas forrageiras “são plantas utilizadas na alimentação animal algumas são usadas na alimentação humana, adubação verde, como plantas ornamentais, medicinais, exploração de madeira etc.”, disse Fabiana

A professora também explica que o termo sementes crioulas se aplica a sementes que não sofreram modificações genéticas, e está muito ligado à preservação da cultura do produtor. O termo também se se aplica a qualquer tipo de sementes de fruteiras, plantas medicinais, forrageiras e grande culturas.

O diferencial das sementes produzidas pelos alunos do IF Sertão-PE é que foram desenvolvidas sem a utilização de agrotóxicos durante as aulas práticas da disciplina de Forragicultura, na qual os estudantes foram responsáveis desde o preparo dos canteiros, adubação, semeadura, manejo das plantas (tratos culturais) e colheita das sementes.

Durante o evento os alunos tiveram a oportunidade de conhecer outros produtores, novas técnicas e variedades de plantas e sementes

“É uma oportunidade para eles vivenciarem no contexto profissional o que estudam na teoria e compreenderem a importância da conservação, seleção e multiplicação das sementes. O contato com os produtores de sementes, que são ligados a agricultura familiar, alguns que tem quintais produtivos, e perceber a importância sócio-econômica da produção de sementes e mudas”, afirmou a docente Fabiana Dantas.

Durante o evento os produtores tiveram a oportunidade de trocar as sementes e mudas por outras variedades, ou ainda de comercializar as sementes produzidas.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4