Alunos da Pós Graduação em Educação Intercultural participam de aula de campo em comunidade quilombola

No último dia 12 os alunos da Especialização em Educação Intercultural: Indígenas e Quilombolas, do campus Floresta do IF Sertão-PE, participaram de uma aula de campo na Comunidade Quilombola da Ingazeira, no Município de Itacuruba. A atividade proposta pelo professor Pedro Fernando, e realizada na escola da comunidade da Ingazeira, tratou-se de uma Roda de Conversa com o tema “Políticas de Currículo Escolar da Educação Quilombola de Pernambuco”.

De acordo com o professor o objetivo da atividade foi dar continuidade aos conceitos  apresentados em sala de aula sobre as teorias da politica de educação intercultural e as interfaces entre educação escolar quilombola e indígena. Além dos estudantes da Especialização em Educação Intercultural, a roda de conversa reuniu, ainda, professores e equipe gestora da escola da comunidade.

Segundo o professor Pedro Fernando a atividade de campo também supriu uma “necessidade da comunidade em ter um debate intelectual e epistêmico da temática e, principalmente, o sobre o contexto atual de construção de propostas curriculares para as escolas das comunidades quilombolas no estado de PE”, afirmou.

Para o aluno da turma da especialização e professor do campus Floresta, João Luiz, o momento teve grande relevância pois além de discutirem as temáticas de sala de aula oportunizou aos alunos indígenas da pós-graduação conhecerem presencialmente as especificidades e cultura de uma comunidade quilombola, e possibilitou a aproximação de laços entre os estudantes quilombolas pertencentes a outras comunidades.

A Especialização

A Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Intercultural: Indígena e Quilombola destina-se a atender as demandas de formação continuada, preferencialmente de profissionais de educação pertencentes aos povos indígenas e comunidades quilombolas do estado de Pernambuco, de estados circunvizinhos, assim como à profissionais de educação que atuem em instituições educativas que prestem serviços educacionais a tais populações, ou interessados em se aproximar do assunto. O curso tem duração de 2 anos com aulas no campus Floresta do IF Sertão-PE.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4