Comissão definirá horário escolar 2019.2, alunos estão convidados a participar

No dia 16 de maio, quinta-feira, às 13h, acontece a primeira reunião da comissão de confecção de horário escolar 2019.2 do campus Floresta, composta pela Diretoria de Ensino, Coordenadores de curso, Coordenador de Políticas Estudantis, Setor Pedagógico e alunos Representantes de turma. O objetivo da comissão é organizar o horário escolar visando suprir demandas e peculiaridades das disciplinas e das turmas e evitar que o horário tenha que ser modificado ao longo do semestre.

De acordo com a Chefe do Departamento de Ensino do Campus Floresta, Willma Campos Leal, hoje há um software que auxilia na confecção do horário escolar. O sistema é alimentado com as turmas, as disciplinas que deverão ser ministradas no semestre e os professores ministrantes de cada disciplina, e a partir daí realiza a distribuição das disciplinas por dias da semana e horários, de maneira aleatória.

No entanto, por vezes a distribuição mecânica não atende as especificidades de cada turma ou disciplina e cabe, então, à Comissão de confecção de horário escolar observar as peculiaridades de cada turma para realizar adaptações pertinentes no horário gerado pelo software como, por exemplo, modificar horários em que a mesma disciplina for distribuída com muitas aulas seguidas no mesmo dia, ou adequar os horários das aulas na fazenda escola para que o deslocamento não atrapalhe as aulas seguintes.

Ainda de acordo com a Direção de Ensino é importante que os alunos representantes de turma participem da reunião e levem consigo a matriz do curso vigente para a turma que representa, para destacar as disciplinas que a turma ainda não cursou; e ainda a lista de alunos retidos nas disciplinas de anos anteriores, para que possa efetivamente auxiliar na confecção do horário escolar de 2019.2.  “São os alunos que sentem o maior impacto do horário escolar, e por isso devem opinar sobre as particularidades de cada turma nos assuntos em que o sistema não é capaz de interpretar”, afirma a professora.

A previsão do cronograma da Comissão é que o horário de aulas 2019.2 seja publicado no site institucional até o dia 24 de junho.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4