Mesa redonda discutirá saúde mental e sofrimento psíquico, comunidade acadêmica está convidada

Acontece amanhã, 1º de outubro, a partir das 17h, no auditório do campus Floresta do IF Sertão-PE, a Mesa Redonda “A dor é necessária, o sofrimento é opcional. Será?”, promovida pela turma de Gestão da Tecnologia da Informação 2018.2, dentro das atividades da disciplina de marketing. O objetivo do evento é discutir temáticas relativas a saúde mental dentro do contexto do Setembro Amarelo, campanha realizada anualmente voltada para a prevenção ao suicídio e valorização da vida.

O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica, os convidados para embasar teoricamente o momento de diálogo são os professores Álvaro Botelho e Ana Patrícia Vargas. Álvaro é da área da sociologia e desenvolve atualmente a pesquisa Tell Your Pain que visa a criação de aplicativo de celular para analisar a representação do sofrimento entre estudantes do Ensino Médio; e trabalhou a temática do sofrimento psíquico no mestrado e doutorado. Já Ana Patrícia é psicóloga, mestre em psicologia, com experiência em saúde, desenvolvimento humano e educação.

As principais temáticas que serão tratadas no evento são os elementos que podem estar por trás de uma ação de suicídio, que é o sofrimento psíquico, mental, e situações atuais que afligem adolescentes e jovens adultos. De acordo com Ana Patrícia o tópico principal é o sofrimento e a sua definição, e como muitas vezes compreendemos esse sentimento no cotidiano.

“A frase que é título do evento vem sido repetida por muitos e termina gerando duas ideias: de que a dor faz parte da nossa vida, desenvolvimento, crescimento, cotidiano, então a gente teria que se acostumar com ela; e a outra de que o sofrimento é algo que se escolhe, então a gente pode escolher sofrer e pode escolher não sofrer; e é isso que a gente vai querer discutir. Será que dor é realmente necessária? Essa dor da vida, quando ela é uma dor que não tem como escapar e quando é que a gente pode escapar dela?”, disse a docente.

Ao longo de setembro a turma de GTI 2018.2 realizou uma série de ações sobre saúde mental, como a criação de varais com mensagens sobre o tema

O público presente será estimulado a participar da conversa e refletir sobre dor e sofrimento psíquico, a partir de referências da psicologia e da sociologia, bem como a importância de se mobilizar como sociedade para pensar sobre o tema e poder fazer uma transformação, pensar além do uso de medicamentos em como contribuir na busca por alternativas ao suicídio para as pessoas que se encontram nessa narrativa; uma vez que o sofrimento não escolhe classe social, idade, cor, e pode acontecer com adolescentes, idosos, pessoas próximas a todos.

“A proposta é que a partir desse diálogo a gente expanda o nosso jeito de pensar para que a gente consiga acolher as pessoas que estão em sofrimento, seja por questões mais objetivas como desemprego e fim de relacionamento, ou mais subjetivas como quando a pessoa não sabe por que está sofrendo, mas está triste, nada dá sentido ou prazer. Se a gente tem tantas pessoas próximas da gente com esse tipo de narrativa, de experiência, a gente tem que se mobilizar como sociedade, A gente precisa falar para todo mundo, acho que todo mundo precisa entrar na discussão, no debate, e numa reflexão sobre isso”, afirmou Ana Patrícia.

Iniciativas

A turma de Gestão da Tecnologia da Informação vem realizando ao longo de todo o mês de setembro uma série de iniciativas relativas ao Setembro Amarelo, cujo planejamento deu-se dentro da disciplina de marketing. De acordo com o docente da disciplina, José Emanuel, a associação entre a disciplina e a campanha está fundamentada na necessidade de inserir a discussão sobre o suicídio e questões relacionadas no cotidiano das pessoas.

Informações sobre órgãos de apoio também foram disponibilizadas

“O marketing é colocado justamente como a ferramenta de inserção, de promoção dessa discussão. Nas aulas da disciplina, aprendemos que o marketing tem diversas aplicações como produtos, serviços, organizações, entre outros. E assim propomos um espaço de aplicação do marketing relacionada à referida campanha”, afirmou o docente.

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas quanto à necessidade de lidar, tratar e discutir questões relacionadas ao suicídio e sua prevenção os alunos de GTI 2018.2 realizam divulgação de mensagens diárias de motivação e conscientização nas redes sociais dos integrantes da turma; construção de varal com desenhos, frases e informações específicas relacionadas à campanha, como o número do Centro de Valorização da Vida, além disso, o varal foi projetado com espaços para a comunidade acadêmica participar escrevendo depoimentos e mensagens de apoio e acolhida; realização de mesa redonda, e ainda realizarão o desenvolvimento de mural com espaço para expressão da comunidade acadêmica.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4