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Aluno da especialização representa o campus Floresta no primeiro evento científico de estudantes indígenas do nordeste

Nos dias 20 e 22 de setembro o aluno Tarcísio Silva de Souza da Especialização em Educação Intercultural: Indígenas e Quilombolas, do campus Floresta do IF Sertão-PE, participou do I Seminário de Estudantes Indígenas do Nordeste – I SEMEIN, na Aldeia Brejinho, localizada no município de Marcação-PB.

 


A abertura do evento contou com ritual reunindo indígenas de diferentes povos

O evento foi protagonizado por estudantes indígenas do nordeste e teve a finalidade de instituir uma rede de solidariedade e articulação entre povos nativos e Instituições de Ensino Superior, para fortalecer a socialização do conhecimento científico produzido pelos indígenas em diálogo com os conhecimentos tradicionais.

Na ocasião estiveram presentes estudantes dos povos indígenas do nordeste como Xucurú, Xucuru do Iorubá, Xucuru de Cimbres, Pankararu, Potiguara, Truká, Tuxá de Rodelas, dentre outros, além de alunos indígenas que não são nordestinos mas estudam na região. Tarcísio recebeu apoio da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, e do Campus Floresta, para participar do evento e apresentar o trabalho “A intervenção da igreja católica e a resistência do poco Xucuru do Ororubá – PE”.


Tarcísio participou dos diálogos e apresentou artigo

De acordo com o aluno do campus Floresta foi uma oportunidade ímpar para diálogo e troca de conhecimento. “A importância desse evento é que foi o primeiro evento realizado com estudantes dos povos indígenas do nordeste para destacar os estudantes indígenas de instituições federais e as dificuldades as quais estamos enfrentando. Foram discutidas assuntos como as bolsas de estudo e produção de conhecimento, bolsa permanência, e a reprodução do conhecimento dos jovens indígenas com destaque para a mensagem que devem produzir conhecimento científico que possa ajudar o seu povo. As temáticas abordadas foram diversas e foi uma construção de defesas políticas e sociais e produção de conhecimento, os estudantes tiveram oportunidade de apresentar alguns projetos desenvolvidos por eles, e em uma troca de ideias tentar ajudar, também, outros alunos que estão iniciando na pesquisa. Foi muito importante pela produção do conhecimento e engajamento dos jovens pela busca dos seus direitos e também deveres com a população indígena e a população brasileira em geral”, disse Tarcísio. 

 

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