-
Última Atualização: 26 Mai 2022
-
Criado: 26 Mai 2022
-
Acessos: 612
Campus Ouricuri promoveu o I Bate-Papo em Abelhas
O campus Ouricuri, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA), realizou, na terça-feira (24), o I Bate-Papo em Abelhas. O evento foi realizado virtualmente no canal de YouTube do campus Ouricuri (clique aqui para assisti-lo ou revê-lo).
O I Bate-Papo em Abelhas teve como tema "Experiências exitosas em abelhas". O evento teve início com a solenidade de abertura conduzida pela professora Aline Medeiros, sendo a mesa composta pelo coordenador do NUPEA, prof. Társio Alves, a reitora do IFSertãoPE, profa. Leopoldina Veras, o diretor geral do campus Ouricuri, prof. Paulo Alvacely, e o vice-presidente da Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores (APIME), Alexandre Moura. O prof. Társio deu as boas-vindas ao público, falou do objetivo do evento, fez vários agradecimentos e comentou sobre os diversos eventos que historicamente o NUPEA realiza na semana comemorativa ao Dia Mundial das Abelhas; Dia do Apicultor e Aniversário do NUPEA.
Logo após, foram iniciadas as falas da mesa de abertura. Confira os discursos abaixo:
"Gostaria de parabenizar toda a comissão organizadora e agradecer a todos pela participação. Desejo um ótimo evento e uma noite de experiências em abelhas", disse o gestor do campus Ouricuri, prof. Paulo Alvacely;"O trabalho desenvolvido pelo IFSertãoPE, em relação às abelhas, tem na sua base, além da formação técnica, a sensibilidade, a sustentabilidade das abelhas e uma preocupação ambiental e isso nos torna parceiros", declarou o vice-presidente da APIME, Alexandre Moura; “Nós temos consciência da importância das abelhas no contexto ambiental, de uma forma bastante ampla, complexa e sinérgica, pois o trabalho que esses seres vivos realizam nesse contexto de equilíbrio do meio ambiente é de uma importância absurda. Então, eu considero muito relevante este evento que vai discutir sobre as abelhas”, afirmou a gestora do IFSertãoPE, profa. Leopoldina Veras. Logo após, ocorreu uma apresentação cultural com o poeta e compositor, Benoni Codácio.
Em seguida, começou o Bate-Papo em Abelhas, que foi mediado pelo professor do Instituto Federal do Ceará, João Paulo Holanda. Alexandre Moura relatou a experiência da APIME com o Meliponário Didático no Parque Dois Irmãos; O biólogo, apicultor e meliponicultor profissional, Lula do Mel teve um problema em sua conexão, mas enviou um vídeo falando sobre o Solar das Abelhas. O prof. Társio Alves dialogou sobre a experiência à frente do NUPEA. Posteriormente, as perguntas enviadas pelo público foram respondidas pelos palestrantes. Por fim, o evento se encerrou com outra apresentação musical do poeta e compositor, Benoni Codácio.
O coordenador do NUPEA, Társio Alves, fez uma avaliação sobre o Bate-Papo em Abelhas: "Embora tenha sido realizado de forma remota, o evento possibilitou a difusão de experiências do estado do Pernambuco para todo o Brasil, cumprindo a missão do IFSertãoPE de promover o desenvolvimento regional sustentável, com foco na ciência e na tecnologia, por meio do ensino, pesquisa e extensão, formando pessoas capazes de transformar a sociedade".