-
Última Atualização: 10 Junho 2015
-
Criado: 10 Junho 2015
-
Acessos: 2657
Cine IF é lançado no câmpus Ouricuri
O câmpus Ouricuri do IF Sertão – PE lançou, no fim do mês de maio, o projeto Cine IF, idealizado pelo professor Luiz Santiago, que foi criado com base na necessidade de levar cultura e conhecimento para os discentes, a partir do uso da linguagem cinematográfica.
Mesa redonda do documentário Memórias do Cativeiro
O Cine IF é realizado da seguinte forma. Primeiro é exibido um filme ou um documentário com uma temática relevante para o aprendizado dos alunos e, logo depois, é formada uma mesa redonda para discussão sobre a mensagem transmitida pelo vídeo. Como o projeto foi lançado em maio, mês da abolição da escravatura no país, o Cine IF fez duas exibições relacionadas ao tema Escravidão com os seguintes filmes:
1 -12 anos de Escravidão, que conta a história de Solomom Northup, cidadão de Nova York, sequestrado na cidade de Washington em 1841, e resgatado em 1853, em uma plantação de algodão em Louisiana.
2 – Memórias do Cativeiro, um filme que se construiu a partir do acervo oral do Labhoi, composto então principalmente por áudios (gravados em fita cassete) de entrevistas realizadas desde meados dos anos 1990 com descendentes de escravos do estado do Rio de Janeiro, de uma pesquisa iconográfica e de uma filmagem em vídeo realizada na comunidade São José da Serra em 2005 (Sinopse do Filme).
Após a exibição de 12 anos de Escravidão, os professores Juliano Varela e Luiz Santiago realizaram o debate. Já no filme de Memórias do Cativeiro, os docentes Valéria Costa, Ana Patrícia e Valter Cezar compuseram a mesa redonda.
A professora Valéria Costa explica os motivos que a fizeram escolher o filme Memórias do Cativeiro para apresentar aos alunos. “O documentário gira em torno das experiências de famílias de descendentes da Escravidão. Fizemos um paralelo da Escravidão no Brasil e nos Estados Unidos. Discutimos o processo de abolição e o período pós- abolição”, contou a docente.
Foto: Lídio Parente