-
Última Atualização: 12 Dezembro 2022
-
Criado: 10 Dezembro 2022
-
Acessos: 785
Campus Ouricuri promoveu eventos integrados: I Encontro de Educadores do Sertão do Araripe, I Ciclo de Debates Freireanos e II Ciclo de Palestras da Licenciatura em Química
Com o tema “Ressonâncias Freireanas: A construção da identidade e da práxis docente no século XXI”, o campus Ouricuri do IFSertãoPE realizou, nos dias 07 e 08 de dezembro, os eventos integrados: I Encontro de Educadores do Sertão do Araripe, I Ciclo de Debates Freireanos e II Ciclo de Palestras da Licenciatura em Química. Os eventos integrados surgiram em decorrência da necessidade de promoção de um espaço de debate e reflexão sobre a construção da identidade docente e as práticas de ensino na formação inicial e continuada, bem como foram transmitidos no canal do YouTube da Coordenação de Química (clique aqui).
A professora Elyara Oliveira na abertura dos eventos integrados
Primeiro dia – Os eventos integrados tiveram início com uma mesa de abertura e apresentações musicais, sob orientação da professora Mayra Carmeli. A mesa de abertura foi composta por Paulo Alvacely, diretor do campus Ouricuri, Jean Carlos de Alencar, pró-reitor de Orçamento e Administração do IFSertãoPE, Alcidenio Pessoa, chefe do Departamento de Ensino do campus Ouricuri, Sílvio Fernandes, coordenador de Extensão do campus Ouricuri, Talita Mirella, representante do Núcleo Pedagógico do campus Ouricuri, Renato César, coordenador da Licenciatura em Química do campus Ouricuri, Maria Luciene Silva, secretária de Educação de Ouricuri, Luciana Parente, diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Ouricuri, Dhone Monteiro, presidente do Sindicato de Servidores Públicos de Ouricuri, Francisca Antônia Soares, secretária de Educação de Granito, e Edilânia Tavares, secretária de Educação de Exu.
Após a abertura, ocorreu a palestra magna “Educação e Atualidade: Pressupostos Freireanos e os Desafios da Educação no Século XXI”, que foi proferida pelo professor Dr. José Gllauco Smith Avelino de Lima (Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN) e mediada pelos professores Me. Elyara Oliveira e Dr. Igor Gomes (ambos do campus Ouricuri).
Por fim, o primeiro dia foi finalizado com uma breve apresentação da professora Elyara Oliveira sobre o curso: “Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica”. Em seguida, houve um momento de fala dos representantes de cada uma das quatro turmas do curso e apresentações de relatos de experiências nas escolas municipais Galdêncio Alves, João Neném Macedo, Joaquim Manoel da Silva, São Cristóvão, Professor Aldo Aquino Bezerra e Rural de Ouricuri.
Apresentação dos relatos das escolas municipais
Segundo dia – O segundo dia dos eventos integrados começou com uma apresentação de Katá e Kumitê, sob orientação do prof. Newilton Gois de Araújo da Escola Municipal Joaquim Manoel da Silva. Em seguida, aconteceu a palestra “Currículo Freireano: A Experiência de Reorientação Curricular Via Tema Gerador no Município de Parnamirim no Rio Grande do Norte”, que foi proferida pela professora Dr. da Rede Municipal de Educação de João Câmara no Rio Grande, Ariane Rochelle Mendonça, com mediação das professoras Me. Elyara Oliveira e Me. Juliette Araújo (ambas do campus Ouricuri).
Logo após da palestra, ocorreu uma nova rodada de apresentações de relatos de experiências. As escolas municipais escolhidas foram Ulisses Guimarães, Maria Gorete, Anísio Coelho, Moyses Mendes, Antônio Clementino de Siqueira, São Sebastião e José Coriolano.
Na noite da quinta-feira (08), aconteceu a palestra "Metodologia Freireana para o Ensino Contextualizado de Ciências: Uma Abordagem com Enfoque de Ciência, Tecnologia e Sociedade", que foi ministrada pelo professor Me. Francêsco de Araújo Lopes (IFRN) E mediada pelos professores Dr. Alcidênio Pessoa e Dr. Iran da Luz Souza.
Por fim, ocorreu o Círculo de Cultura na Área de Química, realizado pelos professores doutores Renato Cesar, Alcidenio Pessoa, Iran da Luz e Igor Gomes. Além disso, os eventos integrados tiveram as apresentações culturais do poeta Neudo Oliveira e do grupo Vozes - Diego Espíndola.
Apresentação musical
Confira a avaliação da professora e representante da organização dos eventos integrados, Juliette Araújo:
“Estamos Gratos, em primeiro lugar a Deus pela construção do Evento Integrado, em segundo lugar a todos os servidores e educandos, instituições públicas e privadas, de toda a Região do Sertão do Araripe, que uniram esforços em prol desta oportunidade formativa.
Nosso sentimento é de alcançar nossa função social dentro do território. Muitos foram os desafios superados, em especial pela atual conjuntura política, que tem reduzido nossas possibilidades de construção. Resgatando a fala de uma docente no evento “Educação Pública é lugar de RESISTÊNCIA”, e temos resistido, arduamente, para oferecer o melhor possível dentro das condições que temos.
O I Encontro de Educadores do Sertão do Araripe foi um sonho gestado, primeiramente, no planejamento da nossa Direção de Ensino; o I Ciclo de Debates Freireanos, apresenta-se como culminância da primeira edição do “Curso Educação e Realidade: Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica”, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ouricuri/PE; o II Ciclo de Palestras da Licenciatura em Química, consolida o trabalho do colegiado da Licenciatura em Química.
Alcançamos os dez municípios da região do Sertão do Araripe, com uma média de quatrocentos e dez participantes presenciais no auditório do IFSertãoPE - campus Ouricuri, e cerca de duzentos e cinquenta participantes on-line no canal da Licenciatura em Química no YouTube.
Agradecemos aos nossos palestrantes externos, o prof. Dr. Gllauco Smith, do IFRN - campus Natal; a profa. Dra. Rochelle Mendonça da SME - João Câmara; o prof. Me. Francêsco Lopes, do IFRN - campus João Câmara. Agradecemos as apresentações culturais externas nas pessoas dos Professores Newilton Góis e José Leite, e do poeta Neudo Oliveira. Agradecemos a professora Mayra Carmeli pelas belíssimas apresentações culturais internas sob sua orientação. Agradecemos e parabenizamos a todas as unidades escolares da rede municipal de ensino de Ouricuri-PE, pelas construções apresentadas como culminância das ações do Núcleo Educação e Realidade: Metodologia Freireana em Movimento.
“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”
(Raul Seixas)
Que a Graça de Deus seja sobre nós”
Confira abaixo a avaliação de Luciana Parente, diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Ouricuri (SEDUC), sobre os eventos integrados e o curso:
“O curso EDUCAÇÃO E REALIDADE: CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA teve como ponto forte as reflexões e debates propostos, como também a oportunidade de conhecer a vasta obra do grande filósofo da Educação brasileira, Paulo Freire. Aprendemos a estudar a realidade, o valor do diálogo, a realizar um planejamento interdisciplinar a partir de temas geradores, a conviver no espaço democrático.
O evento híbrido RESSONÂNCIAS FREIREANAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA PRÁXIS DOCENTE NO SÉC. XXI proporcionou momentos significativos de diálogos, além da oportunidade de outros docentes da rede municipal de Ouricuri e de outras cidades da região, que não participaram do curso Educação e Realidade, ter um resumo do que foi visto nos módulos de estudos. Foi maravilhoso ver a empolgação dos colegas nas apresentações dos projetos de suas escolas onde, de uma maneira muito especial, cada um deixou seu recado a comunidade escolar. Como SEDUC, estamos orgulhosos e otimistas com os resultados e gratos ao IFSertãoPE campus Ouricuri pela parceria.
Em nome da Secretária de Educação, Luciene Silva, agradecemos as escolas participantes - Altina Maria de Almeida, Anísio Coelho, Aldo Aquino Bezerra, Moysés Mendes da Costa, Antônio Clementino, DR. José Coriolano Sobrinho, Joaquim Angelim Filho, São Cristóvão, Maria Gorete Soares, Joaquim Manoel da Silva, Manoel Delmondes, Galdêncio Alves, João Neném de Macedo, São Sebastião, Pedro Teles de Oliveira, Ulisses Guimarães, Escola Rural Ouricuri e Ginásio São Pedro”.
Agora a avaliação do professor da escola São Cristóvão, Pablo Henrique:
“O curso traz a sua contribuição para a educação da rede municipal de Ouricuri, que em todo seu contexto favoreceu a todos os professores com troca de saberes e a construção do conhecimento sobre as Realidades Freireanas, que nos permitiu refletir sobre todos nossos contextos e realidades escolares, bem como para a construção de um projeto interdisciplinar para vivenciar na unidade escolar com nossos alunos. Portanto, o sentimento que fica é de gratidão a Antônia Chaves, Elyara Olivera e Juliette Araújo, que realizaram este curso.
E quanto ao evento realizado nos dias 07 e 08/12, foi muito proveitoso, pois nos proporcionou a ter uma culminância e apresentação dos projetos escolares de cada escola que participou deste curso, como também as palestras que foram pertinentes, uma vez que com elas podemos concluir todo o desfecho do qual o curso desejou oferecer”.