-
Última Atualização: 14 Fevereiro 2023
-
Criado: 14 Fevereiro 2023
-
Acessos: 784
Aluna egressa do Ensino Médio Integrado em Edificações do campus Ouricuri foi primeira colocada em concurso público do Instituto Federal da Bahia
A aluna egressa do Ensino Médio Integrado (EMI) em Edificações, Maria Cassandra da Silva Alencar, foi aprovada em primeiro lugar no concurso público do Instituto Federal da Bahia (IFBA) para o cargo de Técnico de Laboratório/ Edificações. Maria Cassandra concluiu o Ensino Médio Integrado em Edificações no mês de dezembro do ano de 2022 e o concurso público do IFBA foi o primeiro que ela participou.
O concurso constou de duas provas, sendo uma objetiva e uma dissertativa. O certame foi realizado no mês de novembro de 2022. O resultado final do concurso público foi publicado na última sexta-feira (10/02). Cassandra contou que o planejamento inicial para o ano de 2022 era conciliar os estudos entre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a conclusão dos componentes curriculares do Ensino Médio Integrado em Edificações. E no meio da caminhada, a estudante soube através do grupo dos representantes de turma do campus Ouricuri no aplicativo Whatsapp que o concurso do IFBA estava com edital publicado ofertando duas vagas para o cargo específico do curso de Edificações.
Ao decidir estudar para o concurso, Maria Cassandra teve que rever o planejamento inicial e acrescentar tempo para preparação para o concurso. Ao vir assistir às aulas no campus Ouricuri, já decidida a prestar o concurso, ela também dialogou com servidores e ex-servidores da unidade escolar sobre indicação de material para o cargo de Técnico de Laboratório/ Edificações, dicas sobre temas mais cobrados em concurso público e para dirimir dúvidas na resolução de questões de provas anteriores da banca e do cargo pretendido.
Maria Cassandra disse que é muito grata ao campus Ouricuri. “Graças ao IF, eu saí do Ensino Médio com um curso técnico em Edificações e com qualificação para o mercado de trabalho e, hoje, conquistei a aprovação no meu primeiro concurso público”, falou. Ela também relatou sobre o sentimento de ter sido aprovada em 1º lugar no concurso do IFBA. “Estou muito feliz por ter sido aprovada no concurso. Foi um ano de muitas horas de estudo, foi muito sofrido, principalmente os meses de novembro e dezembro, pois eu passei quatro domingos seguidos fazendo provas de vestibulares e concurso. Fiz UPE, ENEM e a prova do concurso do IFBA e depois, ainda, ocorreram as provas do campus Ouricuri”, contou.