-
Última Atualização: 04 Setembro 2023
-
Criado: 01 Setembro 2023
-
Acessos: 579
Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) promoveu Dia de Campo e palestra
O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) promoveu, na manhã da última quarta-feira (30), na Agrovila Nova Esperança, localizada no município de Ouricuri-PE, Dia de Campo referente ao projeto de extensão “NUPEA, além dos muros do Campus Ouricuri”.
O Dia de Campo promoveu um bate-papo com a presença dos membros do NUPEA, agricultores e apicultores
O evento foi realizado em parceria com a ONG CAATINGA e AAPIO (Associação de Apicultores de Ouricuri) e abordou as seguintes temáticas: Apicultura - Criação racional de abelhas Apis mellifera (com ferrão); Meliponicultura - Criação racional de abelhas nativas sem ferrão; Abelhas Solitárias; Educação Ambiental; Alimentação Saudável e Segurança Alimentar."O evento foi um sucesso. Tivemos uma boa participação da comunidade da Agrovila Nova Esperança e de moradores de comunidades rurais circunvizinhas que se dirigiram até a Agrovila para participar do nosso Dia de Campo e interagiram bastante. Na Agrovila, sempre tivemos parceira com a AAPIO, que tem 28 anos trabalhando com abelhas, por isso, considero que foi uma troca muito boa de experiências, principalmente sobre abelhas com ferrão. Dialogamos também sobre o produto mel, abelhas nativas sem ferrão, abelhas solitárias e a importância econômica delas. Gostaria também de pontuar sobre a desenvoltura dos nossos alunos ao explicar os temas, ao interagir com o público, em geral, do evento. Portanto, foi um bate-papo e uma conversa muito agradável que rendeu frutos, inclusive, os representantes do sindicato dos trabalhadores rurais solicitaram que esse projeto pudesse ser expandido para outro sítio no município de Ouricuri. Então, considero que isso é uma valorização do nosso trabalho", avaliou o docente e coordenador do NUPEA, Társio Alves.
Os alunos Isaque Mendes e Luciano de Jesus dialogaram com o público
O presidente da Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO), Henrique Gonçalves, falou que o Dia de Campo realizou um compartilhamento de informações muito valioso. "Foi um momento muito importante e muitas pessoas estão buscando informações sobre como criar abelhas, tanto as abelhas nativas sem ferrão, quanto as abelhas africanizadas. Então, tivemos a oportunidade e a satisfação de participar de um bate-papo no qual todos puderam dialogar, conversar e fazer perguntas. Foi uma troca de informações muito valiosa", disse. A Diretora de Política Agrícola do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ouricuri, Tereza Castro, aprovou o Dia de Campo e sugeriu que outras comunidades rurais de Ouricuri sejam contempladas com a realização do evento. "Achei o evento belíssimo. É uma oportunidade de compartilhar experiências com pessoas que já criam abelhas e aprender com professores experientes. O Campus Ouricuri está de parabéns pela iniciativa e espero que mais comunidades sejam alcançadas", contou.
Aluna Victórya Bezerra proferiu palestra Abelha Mandaçaia (Melipona mandacaia), a 'queridinha' do Sertão do Araripe"
Palestra - Na noite da última quarta-feira (30), a aluna bolsista do NUPEA, Victórya Bezerra, proferiu no Campus Ouricuri a palestra "Abelha Mandaçaia (Melipona mandacaia), a 'queridinha' do Sertão do Araripe". Na palestra, a discente abordou, entre outros temas, a definição, as características e o manejo da abelha Mandaçaia. Ao término, o coordenador do NUPEA, Prof. Társio Alves convidou o público presente para a próxima palestra intitulada: Ganhando dinheiro com abelhas solitárias? Pode isso, Arnaldo?, no próximo dia 19 de setembro às 17h30min.