Ampla programação marca a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus Petrolina

A primeira semana de Dezembro, no campus Petrolina do IF Sertão-PE, foi de intercâmbio de conhecimentos. Isso porque, foi realizada, entre os dias 02 e 06 de Dezembro, a Semana de Ciência e Tecnologia 2019, que, este ano, trouxe a temática “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

Abertura oficial do evento ocorreu no Auditório do campus

A abertura oficial do evento contou com a participação da aluna do curso de Licenciatura em Música, Andreza Salgueiro, que realizou apresentação musical. Em seguida, dirigentes e coordenadores recepcionaram o público presente. Anne Rose, coordenadora da SNCT, desejou as boas-vindas, agradeceu o apoio da comunidade e declarou aberto o evento.

Exposição dos experimentos realizados no Projeto de Extensão na ONG "Sementes do Amanhã"e de Coleção Osteológica

Já no primeiro dia, alunos apresentaram diversos projetos desenvolvidos dentro e fora da instituição. Um deles foi Renato Paixão, bolsista do PipBEX e que trouxe a mostra “Capacitação de famílias carentes para fabricação de produtos saneantes e de produtos de higiene pessoal”, desenvolvido em diversas cidades da região. Outro projeto foi  “A Física das histórias em quadrinho”, do licenciado José Balduino. Segundo ele, o intuito é  unir ciência e fantasia para despertar o interesse dos jovens que encontram certa resistência com as disciplinas de exatas.

Alunos do campus Viçosa do IFAL e de escolas públicas participaram da SNCT

Conforme a temática deste ano, diversos projetos e atividades foram apresentados. Um deles foi  “Bioeconomia, abelhas e segurança alimentar”, ministrada pela doutura, Aline Candida Ribeiro. Katiane Rodrigues e Jeferson Marques, funcionários de empresa do ramo de produtos agrícolas de Petrolina,  foram um dos participantes da oficina. “Tema relevante exposto de maneira acessível. Além de podermos conhecer ciclos e hábitos das abelhas, para aplicação do melhor manejo. Outro ponto de destaque foi a apresentação do SOS Abelhas aqui em nossa cidade”, declararam os participantes.

Uma das oficinas ofertadas foi "Bioeconomia, abelhas e segurança alimentar"

Além da participação de discentes, servidores e comunidade, a SNCT recebeu a visita de alunos e professores do campus Viçosa do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Franciele Moreira, aluna do curso técnico em Administração considerou importante o momento. “A SNCT é um evento muito importante para educação brasileira, ainda mais com o tema do meio ambiente, que precisa ser discutido e pensado”, avaliou.

Mostra "Tecnologia Assistiva e atividades lúdicas no ensino e aprendizagem"e Oficina "Vestígios biológicos aliados na elucidação de crimes"

Na sexta (06), houve a Mostra de Jogos e Robóticos da Academia Hacktown. Alunos de escolas públicas de Petrolina interagiram com cosplayers , conheceram impressoaras 3D e óculos de realidade virtual, além de participarem de atividades em sala de aula e contação de histórias.

Alunos da rede municipal de ensino participaram da Mostra de Jogos e Robótica da Academia Hacktown

Atividades culturais integraram a programação. Este ano, foi realizado o I Show de Talentos, espaço destinado a alunos e pessoas com talento na música, dança e artes em geral.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus