-
Última Atualização: 06 Novembro 2020
-
Criado: 06 Novembro 2020
-
Acessos: 788
Com pesquisadores e especialistas de diversos lugares, Terceiro Webinário de Cidades Inteligentes do Vale do São Francisco fomentou discussões para cidades mais inteligentes e humanas
Comemorando o Dia Mundial das Cidades, foi realizado, no último sábado (31), o III Webinário de Cidades Inteligentes do Vale do São Francisco, e reuniu pesquisadores, estudantes e interessados na temática. A abertura contou com a participação da reitora, Leopoldina Veras, do diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho e do presidente da comissão organizadora, Vanderley Gondim. Em sua terceira edição, o evento, que foi um dos selecionados para fazer parte do Outubro Urbano.
Alunos da Orquestra do Sertão realizaram apresentação artística de abertura
Pela manhã, o painel de abertura tratou de como as políticas públicas, utilizando-se de inovação e inteligência, podem melhorar as cidades. Outra exposição abordou a importância de políticas de incentivo à digitalização para serviços mais inteligentes e eficientes e do protagonismo dos agentes públicos nas cidades, as quais, segundo os expositores, são consideradas como “grande laboratórios de inovação”. “É preciso conhecer realidades locais, quebrar barreiras entre gestores públicos e comunidades para melhor planejar e desenvolvê-las”, pontuou Newton Cerezini, diretor do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (SEPLAG).
Pesquisadores e especialistas de diversos lugares compartilharam experiências, soluções e tendências para cidades mais inteligentes.
À tarde, o CEO do Centro de Operações do Rio de Janeiro, Alexandre Cardeman, compartilhou planejamento realizado para diminuir a disseminação do coronaviírus entre os usuários dos transportes públicos na capital fluminense, além de medidas implementadas para melhoria da mobilidade urbana. A professora do IF Sertão-PE e perita judicial ambiental, Clécia Pacheco, e o arquiteto Cosme Cavalcante dividiram painel e trouxeram para debate o contexto regional das cidades do Vale do São Francisco e possibilidades de cidades onde coexistam inteligência e sustentabilidade.
À tarde, temas como sustentabilidade e impactos da Covid-19 correlacionados com mobilidade e infraestrutura pautaram as discussões.
Laura Machado, uma das espectadoras dos painéis, afirmou que o evento contou com "excelentes painelistas e exposições, além de temas fundamentais para melhoria da qualidade de vida”.
Encerrando o evento, painelistas abordaram como politicas públicas podem incentivar a tecnologia e inovação nos municípios.
Todo conteúdo está disponível no canal do Circuito Urbano, no Youtube, acesse aqui.
Campus Petrolina
- Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil - cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
- (87) 2101-4300