Campus Petrolina realiza entrega de chips e tablets a estudantes contemplados no programa 'Alunos Conectados'

Nas últimas semanas, alunos contemplados em seleção de inclusão digital do campus Petrolina do IF Sertão-PE receberam dispositivos para acesso à internet. Ao todo, foram entregues 60 tablets e e 41 chips a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que deverá manter frequência de acordo com a Instrução Normativa da instituição. As concessões são em regime de comodato, ou seja, ao término da situação excepcional, os estudantes deverão devolver os equipamentos

Seguindo os protocolos de segurança, alunos contemplados foram convocados para recebimento dos dispositivos

A ação faz parte do projeto Alunos Conectados, do Governo Federal, e visa garantir que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica acompanhem as aulas remotas e possam desenvolver suas atividades acadêmicas, no contexto da pandemia da Covid-19. Todos os campi do IF Sertão-PE foram contemplados e, no campus Petrolina, adotou-se Chamada Pública, disciplinada pelo Edital nº 18/2020, para compor banco de dados de alunos com perfis que atendiam aos requisitos do programa.

Ao todo, 60 tablets e 41 chips foram entregues aos alunos em regime de comodato.

Segundo o diretor-geral do campus, Fabiano Marinho, com essa ação o campus reafirma sua missão de democratizar e fortalecer a educação para todos. “Junto com a reitoria e o MEC, conseguimos, neste primeiro momento, garantir que nossos alunos possam acompanhar as aulas e não sejam prejudicados por não estarem conectados ao mundo digital”, afirmou.

Servidores realizaram conferência e entrega aos discentes

Para a aluna do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Juanir Laurentino, o acesso à informação, através da rede, será muito válido. “Agradeço aos envolvidos, em especial a coordenação do meu curso, que, com esta ação, torna o aprendizado mais fácil e dinâmico”.

Tadeu Plínio, discente do curso Subsequente em Segurança do Trabalho, mostrou-se otimista com os novos equipamentos

“Acompanho a instituição desde 1986, quando realizei meus primeiros estudos, e vejo como ela tem evoluído tanto no ensino como na inclusão. Hoje, aluno do Subsequente em Segurança do Trabalho, faço parte dos Alunos Conectados, com bons equipamentos para meu suporte”, pontuou o discente Tadeu Plínio.

Devido à permanência da situação de isolamento social e consequente necessidade do ensino remoto emergencial, a previsão é que, em breve, novo Edital para Inclusão Digital seja lançado e divulgado no site e redes sociais institucionais.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus