-
Última Atualização: 27 Abril 2015
-
Criado: 24 Abril 2015
-
Acessos: 3946
Cientista Físico realiza palestra no câmpus Petrolina
Na tarde desta sexta-feira (24), os alunos dos 3° anos dos cursos técnicos de Química, Edificações e Eletrotécnica do câmpus Petrolina do IF Sertão-PE participaram da palestra “O Despertar ao Mundo Científico”, ministrada pelo cientista e professor, Cleomacio Miguel da Silva, doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares. Segundo o professor Sóstenes Rônmel, organizador do evento, o momento teve por objetivo estimular o espirito científico nos alunos.
Durante a palestra, o cientista explanou sobre os elementos químicos radioativos, através de vários exemplos históricos como o lançamento da bomba atômica na cidade de Hiroshima, o acidente radiológico de Goiânia, com o Césio-137, além de vários exemplos do dia a dia.
Os estudantes participaram atentos
“Foi uma experiência interessante eu não sabia que os elementos químicos eram tão comuns no nosso meio e que quase todos produzem radiações, só que alguns não causam danos ao nosso corpo e outros sim.” disse o aluno Antônio Francisco, de Edificações. A estudante Heloísa Mendes, de Química, também falou da palestra.” Gostei muito, foram muitos questionamentos interessantes que aumentaram meu conhecimento na área e, principalmente, sobre o movimento de rotação da Terra”, finalizou a aluna.
Os discentes realizaram vários questionamentos, após o final do evento, ao palestrante
Já o estudante Valmir Lourenço, de Edificações, falou da oportunidade de conhecer o profissional. “Nunca tive contato com um cientista. Foi um momento muito relevante", contou o estudante. Elayne Lemos, aluna de Edificações, também contou da experiência de participar do momento. “ Foi muito bom. Ele trouxe contribuições em várias áreas como Física, Química e Astrologia", disse a aluna.
De azul (Cleomacio Miguel) prometeu voltar à instituição
O cientista finalizou o momento chamando atenção dos ouvintes. “Peço que façam ciência com responsabilidade, ao contrário, os danos podem ser grandes para a humanidade”, ressaltou o palestrante.