Começou  o  1º Encontro de Ambiente, Etnicidade e Movimentos Sociais do Campo no Sertão Semiárido São Franciscano: indígenas, quilombolas e camponeses" e  a " 1ª Jornada em Defesa da Reforma Agrária - Sertão PE/BA 2015 no câmpus Petrolina

Na noite desta segunda-feira (27) teve inicio no câmpus Petrolina  do IF Sertão-PE o 1º  Encontro de Ambiente, Etnicidade e Movimentos Sociais do Campo no Sertão Semiárido São Franciscano: indígenas, quilombolas e camponeses" e a "I Jornada em Defesa da Reforma Agrária - Sertão PE/BA 2015.  A abertura do evento reuniu estudantes, professores e pesquisadores de várias instituições de ensino, além de representantes  de  grupos de estudos e de organizações indígenas, quilombolas, camponeses e movimentos sociais.

Seu  Zé Pedro e Seu Messias da Rabeca (aluno de Licenciatura em Música do IF Sertão-PE) deram inicio ao evento

A ação  tem por objetivo  fomentar as discussões e reflexões acerca das temáticas étnico-raciais e socioambientais nos sertões do Vale do São Francisco. O professor Edson Silva da Universidade Federal de Pernambuco e a representante  Rubneuza Leandro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST ) deram inicio as atividades do evento com a mesa temática: “Experiências da educação indígena, quilombola e camponesa no Sertão Semiárido São Franciscano”.

A mesa foi composta pelo Diretor-Geral, Fabiano Marinho, a Diretora de Ensino, Leopoldina Veras, os organizadores do evento, Edivânia Granja e Herlon Bezerra, e pelo representante Estadual do MST, Jaime Amorim

“Eu acho de extrema importância levantar essa discussão  sobre a  distribuição da terra que fica, muitas vezes,  reduzida  ao  Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST ) e ao Governo. Acredito que seja a hora da sociedade conhecer e  opinar sobre essa temática, pois   essa problemática não abrange somente os sem-terra , mas também indígenas, quilombolas e camponeses, destacou o professor Roberto Remígio, que participou da abertura do evento.

Estudantes, professores e pesquisadores de várias instituições de ensino, além de representantes  de  grupos de estudos e de organizações indígenas, quilombolas, camponeses e movimentos sociais participaram da abertura

O aluno Rogério Santos, do curso técnico de Química,   também falou da relevância do evento. “Acho uma oportunidade muita boa de discutirmos sobre esse tema, a fim de buscarmos meios possíveis que  apontem  soluções que reparem  a marginalização de alguns   grupos sociais, disse o aluno.

A programação do evento se estende  até o dia 30 deste mês, com várias atividades como  rodas de conversas  grupos de trabalhos, minicursos, mostra de audiovisual, oficinas e atrações culturais.

Confira a programação aqui.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus