Com programação atual e diversificada, Semana do Químico 2021 reuniu professores, pesquisadores e estudantes de diversas instituições do país

Em alusão ao Dia do Químico, celebrado no último dia 18, o campus Petrolina do IFSertãoPE promoveu mais uma edição da Semana do Químico. Realizado virtualmente, devido à pandemia da Covid-19, o evento aconteceu entre os dias 16 e 18 de Junho e teve como tema “A importância da ciência, do ensino e das tecnologias para a sociedade”.

if

A abertura oficial do evento contou com a participação da reitora, Leopoldina Veras Camelo, do diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, da presidente da comissão organizadora, Débora dos Anjos e da coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Gizelle Ângela.

“Neste momento, mais do que nunca, percebemos que é a ciência que está salvando muitas vidas, e a Química está diretamente relacionada a isso. Sem elas, não teríamos perspectivas de imunização e normalização das nossas vidas. Esse evento serve pra fortalecer e valorizar a importância das ciências e educação do nosso país e para o desenvolvimento da humanidade. Parabenizo todos os envolvidos", afirmou Leopoldina. Em seguida, recital de flauta  doce, apresentado por alunos do curso de Licenciatura em Música, recepcionou os participantes.

Iniciando a programação, o professor Marcelo Leão (IFMT), na palestra “Importância da Pesquisa no Ensino de Química”, abordou desafios do ensino remoto e que a ciência vem enfrentando ultimamente. Ele ainda propôs métodos pra investigação, enfatizou sua necessidade e importância de socialização das práticas. À noite, os minicursos ‘Aprendendo Química na cozinha’ e ‘Metodologias Ativas no Ensino de Química’, sob orientação dos professores Jaqueline Dantas (UFPE) e Marcelo Leão (IFMT) capacitaram os participantes e finalizaram o primeiro e segundo dias do evento.

No turno vespertino, o segundo dia contou com palestras que abordaram aplicação da química na minimização dos impactos do derramamento de óleo no litoral brasileiro e importância da ciência em tempos de crises, ministradas pelos professores André Henrique Barbosa (UFCG) e Eduardo Cremonese (UFRGS). No intervalo entre uma e outra, a Big Band do IFSertaoPE, realizou apresentação cultural.

Seguindo a programação, a sexta (18) contou com palestra sobre inclusão em tempos de pandemia, esplanada pelo professor Douglas Christian (UFES), mesa-redonda, que discutiu sobre impactos e soluções para o uso de agrotóxicos na região do Vale do São Francisco, além de bate-papo com egressos que compartilharam suas trajetórias profissionais. Nesse dia, houve ainda apresentação cultural com recital de violão, realizado pelo professor do curso de Licenciatura em Música, Iuri Ozires.

Para o estudante Gustavo Duarte o evento foi estimulante e importante para atualização. “Estava necessitado de um momento como esse pra recarregar as energias e a positividade pra continuar na caminhada da Licenciatura”, afirmou o estudante Gustavo Duarte.

“Só tenho a agradecer pelas palestras e atividades incríveis. Minha primeira vez participando de eventos do IFSertão-PE e foi uma experiência incrível”, declarou Ana Luiza Marconato.

Palestras e mesa-redonda estão disponíveis para acesso no canal do YouTube do campus, acesse aqui

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus