Gestão do campus Petrolina emite nota sobre atual estágio do andamento das atividades de ensino e administração

A Direção Geral e de Ensino do campus Petrolina vêm, através desta Nota Oficial, atualizar toda comunidade acerca da atual situação em que se encontra as atividades de ensino e de administração.

Em Agosto de 2020, com a pandemia do coronavírus e consequente isolamento social, houve a necessidade de implantação do ensino remoto emergencial. No entanto, por ofertarmos, em grande parte, cursos profissionalizantes e, também, para minimizar os impactos na formação dos estudantes, no primeiro semestre de 2021, alguns professores e alunos optaram, seguindo os protocolos sanitários, pela realização das aulas práticas. Com isso, percebeu-se que era viável e seguro a realização das mesmas, as quais continuam acontecendo neste segundo semestre de 2021.

A gestão tem se esforçado para garantir a preservação da vida e minimizar os impactos da pandemia. Temos nos orientado por instâncias superiores, a exemplo do Conselho Superior (Consup) e Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif), em nossas tomadas de decisões. Atualmente, seguimos Normativa do Conif, que divide as atividades para retorno gradual em fases, a saber: Fase 1 (são realizadas atividades não presenciais), Fase 2 (retorno inicial e gradual, com acesso a laboratórios e realização de atividades de pesquisa, extensão, estágio e aulas práticas), Fase 3 (regime misto, com oferta de atividades não presenciais em alternância com presenciais) e Fase 4 (retorno presencial de 100% das atividades de ensino).

Dessa forma, a Direções Geral e de Ensino, atentas e atuantes, têm realizado treinamentos com servidores, adequações de espaços do prédio aos protocolos sanitários e tudo que se faz necessário para, assim que for sinalizado pelas instâncias superiores, o avanço para a terceira fase do planejamento de retomada gradual e segura.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus