Estudantes bolsistas e voluntários do Projeto Escola Verde, do qual o campus Petrolina faz parte, participam de soltura de alevinos

Para celebrar o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, o campus Petrolina do IFSertãoPE, por meio do projeto Escola Verde, participou de soltura de cerca de 67 mil alevinos de espécies de peixes nativas do Velho Chico. A ação, realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), envolveu estudantes bolsistas e voluntários do campus Petrolina e também discentes da Escola Estadual Adelina Almeida, que é uma das contempladas com o projeto de extensão.

As espécies liberadas no rio são provenientes de um trabalho de pesquisa da Codevasf, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Eles são criados em viveiros, com controle de alimento, temperatura e qualidade da água.

"O peixamento promove benefícios ambientais e econômicos, além de despertar a conscientização ambiental dos estudantes e de toda população. A ação contou, também, com momento de arborização na beira do rio, com vista à proteção da mata ciliar", explicou o professor e coordenador local do projeto, Armando Venâncio.

"Foi muito importante saber que com essa ação o percentual de sucesso para que os alevinos cheguem à fase adulta é entre 60% e 70% frente aos 10% quando a desova é feita pelo próprio peixe", comentou Rilton Cleidson, discente do curso de Licenciatura em Computação.

O Projeto Escola Verde é um movimento social de mobilização, transformação pedagógica e colaborativa de escolas e comunidades no enfrentamento dos problemas socioambientais, presente em diversas instituições de ensino. O Projeto, criado na região do Vale do São Francisco pela Univasf, em 2012, tem adesão voluntária e vem crescendo a cada dia em todo o país.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus