Campus Petrolina, através da Coordenação Geral de Extensão, realiza momento esclarecedor sobre empresa júnior

Com objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre empresas juniores e esclarecer sobre a submissão de propostas no edital de fluxo contínuo Nº 33/2022, destinado à habilitação e ao reconhecimento no âmbito do IFSertãoPE, a Coordenação Geral de Extensão do campus Petrolina promoveu, na primeira semana deste mês, a roda de conversa online “Empresa Júnior no IFSertãoPE: como participar?”

Inicialmente, a coordenadora de Extensão Anne Rose Rodrigues destacou o objetivo do evento e importância da discussão. Logo em seguida, foi realizada a apresentação da temática pelo Pró-Reitor de Extensão, Vitor Lorenzo, e por Shyrlley Possidonio, representante das Empresas Júniores na instituição, trazendo tópicos importantes para compreensão, sua contribuição no processo formativo dos alunos e esclarecimento de dúvidas dos participantes.

No âmbito do IFSertãoPE,o regulamento das empresas juniores d foi aprovado pela Resolução Nº 47/2017  Resolução n.º 42/2017 e traz como objetivos: incentivar e estimular a capacidade empreendedora dos estudantes, contribuir para a formação de profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho; contribuir com a sociedade por meio da prestação de serviços de qualidade ao setor produtivo,dentre outros.

Após submissão do projeto para criação de Empresa Júnior, a proposta é enviada para à aprovação do(s) colegiado(s) ao(s) qual(is) se encontram vinculados os estudantes do(s) Campus(i) proponente(s). Depois de aprovado, o processo de criação da Empresa Júnior deverá ser submetido à análise do Comitê de Extensão. Os estudantes participantes das empresas juniores, durante o desenvolvimento das atividades, estarão sob a orientação, supervisão e responsabilidade técnica de professores, e/ou técnicos administrativos em educação.

“O encontro foi muito positivo. Os alunos foram bem participativos e tivemos ,também, a participação de coordenadores de cursos e de núcleos de extensão. As equipes que tiverem suas propostas aprovadas irão desenvolver um aprendizado muito grande tanto de forma técnica como comportamental. É uma oportunidade ímpar de aprimoramento profissional e acreditamos que, logo em breve, teremos propostas sendo recebidas com estudantes conectados com o mesmo ideal de transformar sua comunidade para melhor”, avaliou a coordenadora de extensão Anne Rose Rodrigues.

Para Ademir Fernandes Silva Filho e Rilton Cleidson Ferreira da Silva, ambos do Curso Licenciatura em Computação, o encontro “foi muito bom e esclarecedor, pois possibilitou o esclarecimento de dúvidas acerca do tema".

Acesse aqui a Lei Nº 13.267, de 6 de abril de 2016 que disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior.

Acesse aqui Regulamento da empresas juniores no IFSertãoPE (Resolução do Conselho Superior Nº. 42 de 24 de novembro de 2017)

Acesse aqui Edital n.º 33/2022.

Acesse aqui formulário de submissão

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus