Com programação diversificada e atual, campus Petrolina realizou a Semana do Químico 2022

Com a temática principal "Um olhar reflexivo da colaboração da Química para a solução de problemas", a coordenação do curso de Licenciatura em Química do campus Petrolina do IFSertãoPE realizou a Semana do Químico 2022 e reuniu estudantes, professores e pesquisadores em torno de temas atuais e relevantes em sua grade de programação.

Nesta edição, seguindo os protocolos sanitários e para maior difusão do conhecimento, a programação foi realizada em formato híbrido, com palestras e bate-papo transmitidos virtualmente e minicursos realizados no formato presencial. A cerimônia de abertura foi conduzida pela reitora, Leopoldina Veras, pelo diretor-geral, Fabiano Marinho e pela presidente da comissão organizadora, Mônica Dias.

A programação contou a participação de professores e pesquisadores de instituições brasileiras e internacional.  “Nanotecnologia e sensores para a qualidade da água”, explanada pelo  Prof. Dr. Helinando Pequeno de Oliveira (Univasf), e “Genômica para além da biologia”, conduzida pela doutoranda Anne Caroline Mascarenhas dos Santos (Illinois Institute of Technology), foram algumas das temáticas abordadas nas palestras.

Durante os dois primeiros dias, estudantes participaram dos minicursos  'Técnicas básicas de trabalho em laboratórios de química', 'Técnicas microbiológicas para avaliação de atividade antibacteriana' e 'Produtos Naturais: conceitos, aplicações e técnicas de identificação'.

José Adailton, da cidade de Picos (PI) e estudante da UFPI, foi um dos espectadores das palestras virtuais e fez suas considerações sobre a programação. "Sempre que possível, prestigio os eventos organizados pelo IFSertãoPE, que não deixam a desejar. Parabenizo a instituição e comissão responsável pelo evento", declarou.

"Estou me sentido privilegiado em ouvir a palestra 'O Ensino de Química como Instrumento Efetivo de Inclusão'. Obrigado, professora Karla Daniele Luz, por nos proporcionar tanto conhecimento", pontuou o aluno do curso de Licenciatura em Química, Márcio Jefferson.

Encerrando o evento, em sessão de encerramento emocionante, os professores doutores Luiz Frederico Motta (IFNMG), João Carlos (IFPE) e Edigênia Cavalcante (Univasf), que são fundadores do curso de Licenciatura em Química no campus Petrolina, refletiram sobre desafios e conquistas no  bate-papo virtual com tema 'Curso de Licenciatura em Química: 15 anos de sua criação'.

Todo conteúdo online está disponível para acesso no canal do YouTube do campus, acesse aqui

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus