Produzidos em projeto de extensão por estudantes e professores do campus Petrolina, Jogos de  Xadrez são presenteados a unidade de ensino

Propor soluções baseadas na tecnologia e sustentabilidade para o atendimento das demandas da sociedade. Esse é um dos principais objetivos da cultura Maker e que, na última quarta-feira (14), através de projeto do Espaço IF Maker, do campus Petrolina do IFSertãoPE, presentou a Coordenação de Esportes da unidade de ensino com cinco jogos de xadrez. Desenvolvidos pelo Núcleo de Extensão, denominado 'Núcleo EduMaker', por meio de projeto aprovado pelo Edital nº 4/2022, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) do IFSertãoPE, as peças foram feitas através de impressoras 3D e os tabuleiros foram elaborados com chapas de papelão recicladas.

O projeto é o primeiro a ser desenvolvido dentro do Espaço IF Maker Sertão, laboratório direcionado à cultura Maker, montado a partir da aprovação do projeto submetido à Chamada Pública 001/2020, promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), por meio do Edital nº 35/2020, com o objetivo de apoiar a criação de LabIFMaker nas unidades acadêmicas da Rede Federal, exclusivamente por meio da aquisição de equipamentos, disseminando os princípios que norteiam o ensino Maker.

No ato da entrega dos jogos, estiveram presentes o diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, o coordenador de esportes do campus, Kauê Vasconcelos, o coordenador do Núcleo de Extensão EduMaker, do Espaço IF Maker Sertão do Campus Petrolina, o professor Nícolas Trigo, acompanhado pela docente colaboradora, Débora Santos, e pelos bolsistas Izaias de Souza e Maria Eduarda Borges, alunos dos cursos de Licenciatura em Computação e Licenciatura em Química, respectivamente. Além dos presentes na entrega dos jogos, o núcleo é composto também por mais um bolsista, o estudante do curso de Licenciatura em Computação, Lucas Pereira de Souza, e pelos professores Jussara Moreira, Delza Amorim e Ericleiton Rodrigues.

"A proposta é que os jogos possam ser aproveitados tanto pela comunidade interna, composta por estudantes, professores e técnico-administrativos, mas, principalmente com a comunidade externa por meio de ações sociais por meio de projetos de extensão", explicou o coordenador Nícolas Trigo.

Para o bolsista Izaias de Souza, os kits de xadrez são um exemplo prático de que, com dedicação e criatividade, estudantes e professores podem ir longe na busca por soluções coletivas. "O projeto proporciona uma imersão em um ambiente de inovação e sustentabilidade, onde podemos deixar a criatividade fluir e ter, realmente, a experiência de ver tomar forma e tocar o que a criatividade criou, nos fazendo sentir parte de algo maior com relevância para a sociedade”, disse o bolsista Izaias.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus