Com participação de 12 escolas públicas da região, 1ª Mostra Petrolinense de Foguetes do campus Petrolina é realizada

Com objetivo de fomentar o interesse dos jovens da região pela Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências, o campus Petrolina do IFSertãoPE promoveu, no último dia 14 de outubro, a 1° Mostra Petrolinense de Foguetes. Cerca de 40 crianças e jovens, de 12 escolas públicas da região, participaram da ação de extensão, que visa promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Os estudantes, que são do ensino fundamental e médio, foram divididos em equipes e competiram nas categorias: maior distância alcançada e foguete mais bonito. A competição despertou o interesse de Valdemir Lima, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho, que, agora, pensa seguir na área. "Essa inciativa me ajudou a definir que é Licenciatura em Física o curso que desejo fazer", explicou o jovem.

A ação envolveu o o professor do curso de Licenciatura em Física, Ericleiton Rodrigues, e o estudante do curso de Licenciatura em Física, Erisvaldo de Souza. "Foi possível observar que o espírito de competitividade, aliado à cooperação entre os estudantes, pode ser de grande importância para o engajamento no ensino de ciências. Muitos alunos tiveram o primeiro contato com a instituição, conhecendo, de perto, o que fazemos e o nosso potencial", explicou Ericleiton.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus para escola e medalhas para os alunos. Todos os participantes receberam certificados.

Abaixo é possível conferir o quadro de classificação:

Nível 1 (Fundamental)

Colocação           Equipes                Distâncias