-
Última Atualização: 01 Novembro 2022
-
Criado: 28 Outubro 2022
-
Acessos: 1195
Celebrando 10 anos de existência do curso de Licenciatura em Música, VI Semana de Educação Musical e VI Semana da Música são realizadas
A coordenação do curso de Licenciatura em Música promoveu, na última semana de Outubro, a VI Semana de Educação Musical e a VI Semana da Música.
O evento, que contou com a participação da comunidade acadêmica e também de ex-gestores, docentes e alunos, celebrou os 10 anos de implantação do curso na grade de graduações do campus Petrolina do IFSertãoPE. Durante quatro dias, a programação incluiu rodas de conversa, palestras, oficinas e apresentações musicais. As oficinas de 'Percussão Corporal' e de 'Trilha Sonora e Produção de Jingle' foram algumas das capacitações que integraram a programação.
Os ex-alunos e atuais empreendedores em Educação Musical, Geiza Castro e Williams Rodrigues, compartilharam suas trajetórias acadêmicas e inserção no mercado através da abertura de Escolas de Música na cidade de Petrolina (PE). “A pandemia, apesar dos desafios, despertou o interesse das pessoas para as habilidades artísticas. A demanda por aulas particulares aumento, o que me impulsionou a abrir minha própria Escola de Música”, relatou Geiza, que hoje conta com três colaboradores egressas do curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE em seu negócio.
Com a participação dos professores doutores, Cristiane Galdino (UFPE) e Bruno Westermann (UEFS), as palestras abordaram temas atuais e importantes na formação e atuação dos estudantes, como a Inclusão Social, através da Política de Cotas, e o Ensino de Música e a Tecnologia.
Para Daniel Pitombeira, aluno do primeiro período do curso, o evento foi importante pela capacitação e apresentação das possibilidades de atuação. “Muito bom ter o contato com realidades e visões diversas do exercício da educação musical”, declarou.
“Foi muito bom a troca de conhecimento de aprendizados proporcionada pelo evento”, avaliou o discente Gustavo Sá, que apresentou apresentou relato de experiência sobre ‘A contribuição musical de uma espaço não-formal de musicalização para bebês na formação de Licenciandos em Música’. A cerimônia de encerramento aconteceu na quita-feira (27), contou com apresentação musical dos professores Matheus Barros e iuri Ozires e com agradecimentos a todos os envolvidos na realização.
Com conceito 4 do MEC, numa avaliação que vai de 0 a 5, já são seis turmas concluídas, 11 projetos de pesquisa PIBIC realizados e mais de 40 de Extensão, que levam a Educação Musical para toda comunidade do Sertão.