Primeiras turmas do curso de Eletricista Instalador de Sistemas Fotovoltaicos iniciam aulas práticas

No início deste mês, as primeiras turmas do curso de Eletricista Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, do programa QualificaMais/Energif - ofertadas pelo campus Petrolina do IFSertãoPE - começaram a desenvolver atividades práticas, que correspondem a 72 horas das 200 do curso, cerca de 36% da carga horária total.

Com cerca de 200 alunos matriculados, divididos em 8 turmas com 25 discentes cada, nos turnos da manhã, tarde e noite, as aulas teóricas ainda estão em curso em metade das turmas. O curso, que iniciou no dia 03 de outubro, destinou-se a candidatos (as) com, no mínimo, Ensino Fundamental completo e maiores de 16 anos. Durante o período, os participantes ainda recebem ajuda de custo no valor de R$400, dividido em pagamentos mensais. Ao final, o estudante sai habilidade para atuar na montagem, instalação e manutenção de Sistemas Fotovoltaicos.

“As aulas práticas contam com a capacitação inicial de uso de instrumentos de medição, seguindo com as práticas finais, de crimpagem de cabos, instalação de estrutura, uso de parafusadeira e furadeira e uso de ferramentas. Por último, o aluno aprende a instalar e parametrizar o inversor solar, além da instalação e montagem dos módulos fotovoltaicos na estrutura de telhado”, explicou o professor e coordenador do curso, Marcos Andrade.

Só este ano, para geração própria de energia solar fotovoltaica, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) projeta um crescimento de 105,0% frente ao total já instalado até 2021, passando de 8,3 GW para 17,2 GW. Já no segmento de usinas solares de grande porte, o crescimento previsto será de 67,8%, saindo dos atuais 4,6 GW para 7,8 GW.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus