Começa o 1º Workshop Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos no câmpus Petrolina

Na manhã desta sexta-feira (12) teve início, no câmpus Petrolina  do IF Sertão-PE, o 1º Workshop Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos. A abertura do evento reuniu estudantes, professores e pesquisadores interessados na temática.  O momento ainda contou  com  a participação do Chefe de Ensino Superior, Robson Mascarenhas, que representou a Direção- Geral, da Coordenadora da Área Propedêutica,  Alessandra Latorre e da Pedagoga Neves Almeida  da Direção de Ensino.

A Banda Gan, formada por alunos da Licenciatura em Música, abriu o evento

Mascarenhas deu início  aos discursos  parabenizando as coordenadoras do evento, Clecia Pacheco e Germana Carvalho e aproveitou o momento para comunicar  que será ofertado no câmpus Petrolina, no início do segundo semestre, o curso de Pós-graduação na área de Tecnologia Ambiental e Territorialização Semiárido.

A mesa foi composta por gestores da instituição e a coordenação do evento

O professor  da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Cordeiro Neto,  deu inicio às atividades do evento  explanando sobre “ Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável  no Semiárido”. O docente ainda destacou a importância do Workshop para  a região. “ Avalio este momento como promissor, pois a programação está extremamente rica. Gostei muito de iniciar o evento com Politicas Públicas, porque temos a oportunidade de desmistificar a temática,  além disso vejo aqui a possibilidade de formar uma rede de pesquisadores que possam discutir e propor outras ações voltadas para o meio ambiente", disse.

O professor da Univasf, Cordeiro Neto, abriu os debates falando sobre Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável  no Semiárido”

“Esse é um tema de grande relevância  para nosso contexto local. Temos aqui o Rio São Francisco que abastece vários Estados e que vem sofrendo desgaste. Portanto, essa é uma boa oportunidade de refletirmos e discutirmos politicas públicas para o nosso contexto”, disse o Engenheiro Ambiental e professor  do câmpus Juazeiro do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Jalvaro Santana.

O evento conta com a participação de estudantes, professores e pesquisadores

O encontro se estende até amanhã (13) com  palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e atrações culturais. Serão debatidos temas como políticas públicas, sustentabilidade, crimes ambientais, educação contextualizada no ambiente semiárido, entre outros.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus