Campus Petrolina adota medidas contra possíveis ameaças de atos de violência no ambiente escolar

Diante do cenário de casos de violência em ambientes escolares no país e para garantir a segurança dentro da unidade escolar, a Direção-Geral do campus Petrolina do IFSertãoPE informa que medidas de segurança estão sendo tomadas. Uma delas refere-se ao uso do fardamento escolar que, a partir da próxima segunda-feira, 17 de abril, será obrigatório. Caso o(a) discente não esteja fardado(a) – com a camisa padrão ou produzida pelas turmas-, será necessária a identificação, junto à portaria, por meio do Suap ou declaração de matrícula, que pode ser obtida na Secretaria de Controle Acadêmico. Estudos pra implementação de solução tecnológica para identificação, com uso de sitema, estão acontecendo.

Nos próximos dias, será instituída comissão local, com participação de servidores dos departamentos de administração, segurança e pedagógico, para que possa prevenir possíveis casos de ameaças e violência e garantir a paz e tranquilidade no campus. Além disso, em consonância com medidas adotadas com o Governo do Estado de Pernambuco, ofício foi expedido para o aumento de rondas escolares no entorno do prédio.

A gestão escolar destaca a importância do acompanhamento, por parte dos pais e/ou responsáveis, da vida pessoal e estudantil dos seus filhos ou tutelados, a fim de que o diálogo e acolhimento possam ser ampliados. No campus, o estudantes contam com suporte psicosocial, realizado por psicóloga e equipe de pedagogos.

Por fim, a direção orienta que os cuidados com as “notícias falsas”, ou fake news, sejam redobrados. Possíveis conteúdos sobre ataques sejam devidamente checados junto a fontes oficiais. Elas objetivam unicamente desestabilizar e ampliar o sentimento de insegurança que se instala na comunidade acadêmica.

As denúncias sobre disseminação de ameaças e violência nas unidades escolares podem ser feitas através dos números 190 e 197 das Polícias Militar e Civil. Ambos os serviços são gratuitos, funcionam 24h e a pessoa não precisa se identificar.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus