Com atividades e temáticas diversas, Semana de Física 2023 é realizada pelo campus Petrolina

Entre os dias 17 e 19 de maio, o campus Petrolina do IFSertãoPE ficou, ainda mais, movimentado com a realização da Semana de Física 2023. Além das palestras e mesa-redonda, que foram realizadas no auditório, diversas oficinas e exposições aconteceram no pátio, laboratórios e salas de aula e reuniram, além da comunidade interna, estudantes de outros campi do IFSertãoPE e, também, da rede pública de ensino.

O evento, que já integra o calendário da unidade de ensino, objetiva contribuir para a sólida formação dos estudantes e a capacitação de profissionais da área do ensino de ciências. Conduzidas pelos professores Antônio Carlos Pavão, da UFPE, Erivelton Façanha, do IFSertãoPE, as palestras “Do átomo grego ao quark brasileiro” e “A história do primeiro observatório astronômico em terras brasileiras” foram algumas das temáticas abordadas. .

Envolvendo, na organização e planejamento do evento, a participação dos próprios estudantes do curso de Licenciatura em Física, diversas oficinas foram ofertadas à comunidade, que, entre outras formações, aconteceram as de “Introdução a montagem de experimentos de Física com a multi-controladora Arduino”, “Introdução à Astronomia para crianças” e “Construção de um óculos de realidade virtual de baixo custo”.

Para Mateus Evangelista, estudante do 6º período do curso, o evento ajuda a divulgar o curso e debater temas importantes. "A Semana de Física desperta a curiosidade de todos os amantes da Ciência. Além disso, a participação, seja como ouvinte ou palestrante, confere certificação que ajuda a integra as horas das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), que sçao necessárias para a formação dos estudantes em geral", explicou.

O encerramento, na sexta (19), contou com as palestras "O MNPEF no Vale do São Francisco: História, Presente e Perspectivas", "Condições de estabilidade termodinâmica como um problema fundamental de autovalores", “A inovação no ensino de ciências”, conduzidas pelos professores Wagner de Assis Cangussu (Univasf), Francisco Lima (IFPI) e Danielle Martins, do IFSertãoPE.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus